Detalhes são importantes na hora de escolher as lâmpadas e luminárias para os ambientes, sejam eles internos ou externos.
Você sabia que as luminárias LED disponíveis no mercado possuem níveis de proteção? O Índice de Proteção (IP) se refere à classificação e avaliação do grau de proteção de produtos eletrônicos contra a invasão de resíduos sólidos como poeira e, também, líquidos como jatos de água e chuva.
Um Índice de Proteção é definido pelas letras IP, seguidas por dois números. Seu único objetivo é fornecer informações precisas sobre o nível de proteção que uma lâmpada ou equipamento elétrico oferece. O primeiro número oferece uma escala de 0 a 6 e está relacionado aos níveis de proteção contra sólidos, como sujeira, areia, poeira e detritos. Já o segundo número (0 a 8) representa a proteção contra líquidos como umidade e água. Assim fica claro que quanto maior o número, maior a proteção.
Mas, você sabe como descobrir se uma luminária segue esse padrão? Vem com a gente que vamos te explicar!
É importante estar atento às especificações para adquirir um produto de qualidade. Afinal, cada modelo tem características distintas, apropriadas para um determinado tipo de aplicação.
No mercado, os produtos mais comuns de serem encontrados possuem IP65, IP66 e IP67 e, claro que eles têm diferença de um para o outro. Diante disso, tudo vai depender do seu projeto. Um acessório classificado com qualquer uma das três numerações é igualmente protegido contra poeira, sujeira, areia e detritos, o que muda é a proteção líquida para cada uma de acordo com as informações abaixo:
IP65: Água projetada de qualquer direção não terá efeitos prejudiciais.
IP66: Água projetada em fortes jatos de qualquer direção não terá efeitos prejudiciais.
IP67: A entrada de água em quantidade prejudicial não deve ser possível quando o invólucro está imerso em água sob condições definidas de pressão por 30 minutos.
E, para que você não tenha dúvidas, compartilhamos essa tabela que vai te ajudar na hora de escolher a luminária perfeita, seja para área interna ou externa, baseado no Índice de Proteção (IP):
Não podemos deixar de dizer que os Índices de Proteção além de garantir o bom funcionamento dos equipamentos elétricos, também são responsáveis por evitar danos físicos às pessoas, prevenindo e reduzindo a possibilidade de choque elétrico, por exemplo.
Portanto, vale destacar que não apenas as luminárias LED industriais e públicas necessitam dos Índices de Proteção. Outros produtos com LEDs, como por exemplo: fitas, módulos e painéis para publicidade, letreiros de mensagem variável, lanternas, spots de jardim, sinalizadores rodoviários e até mesmo, semáforos, também trazem o grau de proteção em suas especificações.
A iluminação pública é um serviço que tem por objetivo prover luz ou claridade artificial aos logradouros públicos. Este serviço tem influência direta na vida de todo cidadão, uma vez que contribui para a segurança da população, para o tráfego de veículos, além de viabilizar atividades de comércio, turismo e lazer, por exemplo.
Na iluminação pública, por ser algo que fica exposto dia e noite, o IP ideal é 65, de forma que está totalmente protegido contra a inserção de poeira no interior do invólucro, além de jatos de água vindos de qualquer direção.
A cidade de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, já garante essa qualidade na iluminação pública. Desde dezembro de 2019, toda gestão da iluminação pública do município tem sido feita pela parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura Municipal e o Consórcio IP Minas, composto pela empresa catarinense Quantum Engenharia e pela FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano. Em menos de um ano, diversas obras já foram realizadas pelo Consórcio, que tem o compromisso de manter uma gestão eficiente e moderna por 30 anos.
Por mais eficiência e melhor manutenção da iluminação pública, a IP Minas utiliza lâmpadas de LED na cidade. Por isso, a modernização está em andamento e a meta é atingir os 100% até o final de 2023.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio