Além dos inúmeros benefícios, por possuir baixa irradiação térmica, as lâmpadas de LED estão intimamente ligadas à temperatura dos ambientes
Muitas dúvidas surgem quando o assunto é lâmpada de LED. Não é novidade que elas carregam inúmeros benefícios, mas, e sobre o calor: as lâmpada de led esquentam ou não esquentam o ambiente?
Esse assunto é um pouco longo e detalhado. Então, vem com a gente que vamos te explicar com detalhes nesse post.
É comum ouvirmos dizer que o LED não esquenta. Mas, é necessário avaliar alguns pontos para termos a resposta correta. Então, vamos lá! O corpo das lâmpadas de LED esquentam como qualquer outra, mas seu feixe de luz, não. E aí é que está o segredo para elas não interferirem na temperatura ambiente, compreende?
Portanto, é importante ter em mente que vamos abordar duas questões no LED: a condução e a radiação infravermelha. Logo, você precisa compreender esses dois pontos.
Se você encostar em uma luminária de LED acesa, irá sentir seu calor devido ao processo de condução de contato direto da transferência de energia entre a fonte e a luminária. Isso acontece em qualquer tipo de lâmpada. No caso do LED, esse efeito é aliviado por conta de dissipadores de calor embutidos nele, que são basicamente o alumínio.
Já as outras lâmpadas usam filamentos para seu acendimento a partir do princípio da radiação infravermelha. Nela, a transferência de calor acontece por meio de ondas eletromagnéticas, não necessitando de contato para a transferência de calor. Como essa radiação “se espalha”, seu feixe luminoso aquece muito.
Portanto, entendemos até aqui que o corpo das lâmpadas de LED esquentam, embora menos que os outros modelos. Mas, por que ele mantém o ambiente com temperatura mais amena? É o nosso próximo ponto a ser esclarecido!
As lâmpadas de LED não emitem radiação ultravioleta, nem causam cansaço visual como outros tipos de lâmpadas já que não possui mercúrio e nenhuma outra substância tóxica em sua composição, o que são muito menos prejudicial à saúde.
Por possuir baixa irradiação térmica, a lâmpada de LED não esquenta, o que torna o ambiente mais confortável, além de ajudar na economia do ar condicionado.
Em espaços de trabalho com muitos computadores e máquinas, manter a temperatura equilibrada significa garantir maior vida útil aos equipamentos, pois contribui para evitar superaquecimento.
Por não possuírem filamentos metálicos ou substâncias tóxicas na composição de fabricação, a lâmpada de LED não emite poluentes no meio ambiente e pode ser reciclada. O fato de não gerar calor, influência na economia elétrica e a classifica como um produto sustentável.
Com uma média de até 25.000 horas de vida útil, uma lâmpada de LED de 10W ilumina um ambiente com a mesma intensidade de uma lâmpada incandescente de 60W ou uma fluorescente de 15W.
O LED nem sempre é mais caro que as outras opções, hoje o preço está bem mais acessível se compararmos aos anos anteriores, mas em compensação também podem diminuir o consumo de energia em até 85%.
A longo prazo, as lâmpadas de LED terminam tendo um melhor custo benefício. E ainda tem mais: elas são sustentáveis. Como tem uma maior durabilidade, são menos descartadas, esquentam menos e quase toda a estrutura pode ser reciclada. Além dos benefícios para o meio ambiente, as lâmpadas de LED são muito vantajosas também para a sua decoração. A tecnologia LED é versátil, econômica e sustentável!
São pequenas atitudes em nosso dia a dia que nos garantem um futuro melhor! Gostou das dicas? Então, compartilhe nas suas redes sociais.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio