LED COB ou SMD: qual o melhor entre eles?

LED COB ou SMD: qual o melhor entre eles?
29.07.22

LED COB ou SMD: qual o melhor entre eles?

A iluminação LED é uma das tendências do mercado e oferece diversas opções para cada tipo de espaço

Há diversos conteúdos aqui no blog que explicam a eficiência e a economia que é gerada com luminárias em LED. Mas, você sabia que existem diferentes padrões disponíveis no mercado? Na iluminação pública, por exemplo, dois modelos são utilizados. E, por isso, viemos dar a resposta sobre qual tipo, LED COB ou SMD, é o melhor e mais eficiente?

Antes de tudo é necessário compreendermos o que é o LED, para depois seguir com as explicações específicas de cada modelo.

A palavra LED “light emitting diode”, é uma sigla em inglês que quando traduzida significa  diodo emissor de luz. Esse é um diodo semicondutor, que pode ser de metal germânio ou silício. Assim, suas propriedades permitem a conversão de energia elétrica diretamente em energia luminosa. Vale lembrar que, nesse processo, há pouquíssima perda de eletricidade com dissipação de calor, fazendo com que 95% dela se transformem em luz. Excelente desempenho, não é mesmo?

As vantagens do LED

A utilização do LED na iluminação pública representa uma grande redução do consumo, de duas a oito vezes, dependendo do modelo utilizado anteriormente.

Desse modo, as principais vantagens das luminárias em LED para a visibilidade são a emissão de luz branca e direta (foco), assim como um alto índice de reprodução da cor. Veja bem, são atributos que resultam em segurança física e de trânsito, além de conforto.

Acreditando nas vantagens da tecnologia LED, nós do Consórcio IP Minas estamos atuando na modernização e manutenção do parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves. Desta forma, seguimos empenhados para impulsionar o sistema de iluminação pública da cidade, levando mais qualidade de vida e segurança aos moradores durante a noite.

LED COB ou SMD?

LED COB

No início do texto comentamos que há dois tipos de LED utilizados na iluminação pública: o SMD e o COB. Desse modo, a partir de agora vamos explicar as principais diferenças entre eles. 

O LED COB, Chips on Board, é uma nova tecnologia que melhora o desempenho de iluminação de um projeto. Isso acontece, pois vários chips de LED são encapsulados em conjunto, usualmente nove ou mais, e trabalham como um módulo de iluminação.

Desse modo, ocorre uma maior distribuição de luz quando esses componentes são acionados.

As lâmpadas de LED COB têm um aspecto forte e promovem iluminação uniforme ao ambiente. Por ser um produto mais moderno, possuem grande vida útil e são aplicados em espaços externos, fachadas, quadras, indústrias e armazéns.

LED SMD

O LED SMD, significa do inglês Surface Mounted Diode, tornou-se popular devido à sua versatilidade ao iluminar. Ele foi desenvolvido para reduzir o espaço ocupado pelos componentes de placas, como as resistências, os diodos e os transmissores.

Ele é mais brilhante do que o LED comum e apresenta maior luminosidade, porém esses benefícios acarretam em um preço um pouco mais alto.

Existem dois modelos comuns no mercado. As fitas com LED SMD 3528 são encontradas em modelos de 5 metros de comprimento e 300 LEDS. Podem ser encontradas em cores brancas, coloridas e RGBs e são mais econômicas.

Já as fitas com LED 5050 têm maior potência, já que os seus LEDs são triplos. Elas são encontradas em várias cores e até mesmo em versões monocromáticas. A luminosidade é maior, mas o consumo de energia também é mais elevado.

Assim, como a tecnologia COB, o LED SMD reduz o número de LEDs utilizados, pois é formado por módulos que representam a potência total do aparelho, como nos casos de refletores.

COB ou SMB: qual o melhor entre eles?

Existem algumas diferenças entre esses dois padrões de iluminação. E, é importante salientar que a escolha do modelo correto vai depender das necessidades e objetivos. Com isso em mente, entenda as principais características de cada um deles.

LED COB

As vantagens de utilizar o LED COB são:

  • tem mais resistência a altas temperaturas, vibração e variação de tensão
  • preço mais baixo devido a um custo de fabricação que pode ser 10% menor que o LED SMD
  • melhor resistência à flutuação de tensão
  • não demanda um circuito eléctrico para funcionar
  • ideal para iluminação pública, já que tem ampla difusão
  • rendimento duas vezes maior que o LED SMD
  • melhor adequação a luminárias de facho mais fechado
  • é utilizada em diversos tipos de luminárias como refletores, lâmpadas direcionais (dicróica, AR, PAR), luminárias públicas, faróis de veículos e lanternas

Já as desvantagens de utilizar o LED COB são:

  • não permite a emissão de luz colorida (RGB).
  • o ângulo de abertura é de até 160º graus

LED SMD

As vantagens de utilizar o LED SMD são:

  • dispõe de diferentes tamanhos de produção
  • podem ser encontrados em quase todos os tipos de luminárias como refletores, lâmpadas tubulares e bulbo, painel plafon, pendentes, lustres, arandelas, spots, luminárias públicas, fitas
  • não tem filamentos, o que o torna mais resistente a golpes e movimentos
  • ângulo de abertura de até 360º graus
  • recurso RGB para criar em média 16 milhões de combinações de cores díspares

As desvantagens de utilizar o LED SMD são:

  • luz unidirecional
  • baixa resistência ao calor
  • custo final elevado por causa da mão de obra e materiais mais caros

Lembrem-se que a certificação do Inmetro é obrigatória em todas as lâmpadas LED. Se ficou com dúvida, reveja o post Certificação do Inmetro é obrigatória para lâmpadas LED.

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio