Problema pode ser resolvido por meio da modernização dos sistemas de iluminação nas cidades
A falta de iluminação pública em diversos locais urbanos, bem como em algumas regiões da zona rural, gera incômodo e preocupação junto à maioria das pessoas que transitam ou residem nas áreas onde o problema acontece. Moradores, onde a iluminação é precária, apontam para o crescimento no número de pequenos roubos e de acidentes envolvendo, principalmente, motociclistas e pedestres.
Mas, como melhorar essa questão?
Em Ribeirão das Neves, a Parceria Pública Privada (PPP) entre a Prefeitura da cidade mineira e o Consórcio IP Minas acontece desde dezembro de 2019. Com isso, atua intensamente na modernização dos sistemas de iluminação com a substituição das antigas lâmpadas de sódio pela tecnologia LED.
Esse feito garante que o projeto de ampliação do parque de iluminação pública na cidade receba a instalação de novos pontos, tornando a cidade mais iluminada e segura.
A falta de iluminação pública está inteiramente ligada à sensação de insegurança. Essa circunstância acaba por desincentivar os moradores a viverem e aproveitarem mais a cidade.Já uma iluminação pública eficiente permite que a população deixe suas moradias para interagir com o espaço urbano noturno.
Em outras palavras, funciona como um estímulo para as pessoas frequentarem praças, parques, bem como pistas de caminhadas. A eficiência na iluminação pública e segurança impacta diretamente na qualidade de vida!
E mais: encoraja o comerciante a ficar com as portas abertas até mais tarde. Logo, ajuda a movimentar o comércio e o desenvolvimento socioeconômico local.
Se a escuridão com a falta de iluminação pública favorece as ações criminosas e dificulta a identificação de sua autoria, a principal hipótese é que o aumento da visibilidade acabaria com essas vantagens, diminuindo os números da criminalidade.
Um experimento realizado em parceria com a polícia metropolitana de Nova York apontou para uma redução de 36% nos crimes ocorridos durante a noite em ruas que receberam iluminação pública extra por um período de seis meses. Os pesquisadores do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, nos EUA, sortearam 40 ruas com habitações de interesse social de um universo de 80. Todas eram consideradas prioritárias pela polícia de NY porque nelas a incidência de crimes não havia declinado nos últimos anos, como no restante da cidade.
As localidades sorteadas receberam mais de 300 torres de luz distribuídas de acordo com o tamanho da área que deveria ser iluminada. E qual foi o resultado? A partir de dados prévios de crimes como homicídio, roubo e furto ocorridos nestas localidades, a equipe liderada pelo economista Aaron Chalfin, da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, detectou redução na taxa desses crimes que variou de 36% a 60%.
Ou seja: quanto mais iluminação, menor a chance de criminalidade!
A tecnologia LED entrega a mesma quantidade de luz, mas consome até 75% menos energia do que as lâmpadas de sódio. Abaixo trouxemos outros benefícios desta tecnologia que está presente em mais de 70% das vias públicas em Ribeirão das Neves.
Além de deixar as ruas mais bonitas, contribui para a segurança. As lâmpadas LED emitem uma luz branca com índice de 70% da percepção das cores. Desta forma, ampliam nossa visibilidade à noite.
Consomem menos energia elétrica do que as lâmpadas tradicionais e ainda duram cerca de cinco vezes mais.
Mais resistente a vibrações, como oscilações de energia, o LED utiliza um chip para ser acionado, desta forma, não apresenta problemas como queima ou falha de filamentos. Com isso, exigem menos manutenção, o que também gera economia aos cofres públicos.
Esta tecnologia utiliza luz direcional, ou seja, não ocorre invasão da luz em áreas que não precisam ser iluminadas. Assim, a poluição luminosa diminui e o que precisa de fato ser iluminado, recebe iluminação.
Diferentemente das lâmpadas de sódio e metálicas, que contêm gases em seu interior, o LED não utiliza metais pesados em sua composição. Por isso, não contamina o solo quando é descartado. Além disso, são 100% recicláveis.
Quantos benefícios, não é verdade?! E você, está esperando o quê para “atualizar” as lâmpadas da sua casa? Afinal, é mais segurança e economia no bolso!
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio