Além de mais econômica, a vida útil de uma lâmpada LED é muito maior

vida útil de uma lâmpada
22.11.22

Além de mais econômica, a vida útil de uma lâmpada LED é muito maior

Prever a vida útil de uma lâmpada LED depende de diversos fatores, mas, geralmente, lâmpadas de boa qualidade podem durar cerca de 50.000 horas

Os benefícios da iluminação em LED são inúmeros e já listamos aqui no blog. Mas, você sabia que além de economia, a vida útil de uma lâmpada LED é muito maior do que os demais tipos?

Há diversas variações que devem ser elencadas para definir a vida útil de uma lâmpada. Portanto, é preciso considerar desde o fabricante do produto até a capacidade luminosa, pois esses aspectos ajudam identificar se o item pode durar por mais ou menos tempo. Vamos detalhar!

Na hora de fazer um projeto para sua residência em primeiro lugar você deve pensar em como iluminar os cômodos e conhecer as vantagens de uma tecnologia LED. Eficiência energética é apenas uma delas.

As lâmpadas incandescentes contam com um reator em sua composição e são lâmpadas mais antigas com uma baixa vida útil (cerca de 2000 horas). Já as lâmpadas LED são 80% mais econômicas que o modelo citado anteriormente. Além disso, podem alcançar cerca de 50.000 horas de vida útil, podendo chegar a mais de 17 anos de uso, se considerada uma utilização de 8 horas por dia.

Diferente das fluorescentes, a lâmpada de LED não emite radiação ultravioleta e nem causa cansaço visual, além de tornar o ambiente muito mais confortável. Esse tipo de lâmpada não esquenta por possuir baixa irradiação térmica.

Compatíveis com praticamente todos os sistemas de instalação, apresentam uma grande variedade de modelos e funcionalidades, com versões compactas e fachos de luz eficientes, onde cada modelo tem uma uma função específica. Outra característica importante relacionada a durabilidade de uma lâmpada LED é o fato de a lâmpada ser sustentável, já que não possui filamentos metálicos, mercúrio ou substâncias tóxicas na sua composição, podendo ser reciclada e não emitindo poluentes ao meio ambiente.

Como fazer para aumentar a vida útil de uma lâmpada LED?

As lâmpadas LED têm inúmeros benefícios, mas o valor de compra ainda costuma ser um pouco mais elevado do que os demais tipos. Porém, já deixamos claro que a durabilidade é muito maior. E, mesmo durando muito mais, ainda há dicas simples e práticas que podem aumentar esse “tempo de vida”. Portanto, fique atento aos pontos abaixo:

Na hora da compra tenha certeza que elas são originais de fábrica.

Lâmpadas originais, em geral, têm garantia e, mais importante, oferecem uma vida útil mais longa para a lâmpada. Além disso, lâmpadas de segunda linha e lâmpadas falsificadas podem não entregar a potência que deveriam, fazendo você precisar de mais unidades (ou versões mais caras) para obter a luz que deseja.

Tenha atenção na hora de instalar.

É muito simples! Basta desrosquear uma e rosquear a outra – exceto, claro, se você comprar modelos diferentes de lâmpadas como as fitas LED, tubulares, etc. No entanto, é essencial prestar atenção a um detalhe importante antes de acender a luz com a nova lâmpada: verifique a tensão da sua rede elétrica!

Acender e apagar a luz com frequência

Em um pequeno intervalo de tempo pode diminuir consideravelmente a vida útil das lâmpadas. Apesar disso, as lâmpadas LED possuem uma fonte que diminui a tensão da rede elétrica para o nível adequado, fazendo com que o risco de queima seja menor. Mesmo assim, se o circuito da fonte não for bem dimensionado e estabilizado, os picos de tensão gerados no acende e apaga podem queimar os LEDs ou danificar a lâmpada.

E, por último, mas não menos importante, fique atento à umidade do local. Antes de serem abertas, as lâmpadas de LED precisam ficar, preferencialmente, distantes de muita umidade. Quando bem embaladas e em ambiente seco, podem ficar guardadas por até um ano. Ah, dica extra: evite deixar o ambiente da sua casa fechado por muito tempo, já que a falta de circulação de ar faz com que o calor não se dissipe, o que pode impactar na diminuição da vida útil da lâmpada. O ideal é deixar portas e janelas abertas por pelo menos algumas horas.

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio