Com diversos modelos disponíveis no mercado, a tecnologia LED é sem dúvidas a mais eficiente e econômica para a Iluminação das ruas
A troca das lâmpadas comuns por dispositivos de LED na iluminação das ruas representa uma economia de até 85% no consumo de energia das cidades e cerca de 40% nas contas públicas. Atualmente, a iluminação de áreas públicas representa quase 20% do consumo mundial de energia elétrica e é responsável por 6% das emissões de gases de efeito estufa, o que insere o tema dentro das discussões sobre o aquecimento global.
Neste post falaremos sobre os diversos modelos de lâmpadas para a iluminação das ruas, os mais vantajosos e por que a tecnologia LED é a melhor opção para essa e outras funções de iluminação pública. Continue conosco e confira!
Estas são as lâmpadas mais utilizadas para iluminação de postes e iluminação pública. Elas fornecem muito menos brilho por watt e, portanto, precisam ser mais potentes. Os postes mais comuns usam lâmpadas de mercúrio com 150-180 Watts de potência. Essas lâmpadas também têm uma vida útil menor, de cerca de 10 mil horas.
As lâmpadas de vapor de sódio são uma opção mais eficiente em relação às lâmpadas de vapor de mercúrio, uma vez que fornecem o dobro do brilho para a mesma quantidade de potência, o que faz com que sejam ideais para a iluminação de postes. Porém, estas lâmpadas têm algumas desvantagens: seu brilho é mais alto no centro (logo abaixo do polo) e é menor do lado de fora; além disso, são, na sua maioria, de cor amarela ou laranja. Essa lâmpada também tem uma vida útil superior, entre 18 mil e 24 mil horas.
Estas lâmpadas são tão eficientes quanto as lâmpadas de vapor de sódio e também vêm com luzes mais brancas, porém sua vida útil é menor, com apenas 8 mil e 12 mil horas.
Com uma média de até 25.000 horas de vida útil, uma lâmpada de LED de 10W ilumina um ambiente com a mesma intensidade de uma lâmpada incandescente de 60W ou uma fluorescente de 15W.
O LED nem sempre é mais caro que as outras opções, hoje o preço está bem mais acessível se compararmos aos anos anteriores, mas em compensação também podem diminuir o consumo de energia em até 85%. A longo prazo, as lâmpadas LED terminam tendo um melhor custo benefício. E ainda tem mais: elas são sustentáveis. Como tem uma maior durabilidade, são menos descartadas, esquentam menos e quase toda a estrutura pode ser reciclada. É um benefício para você e para o ambiente.
Moradores e visitantes de Ribeirão das Neves têm percebido importantes mudanças na manutenção e na modernização do sistema de iluminação pública da cidade.
Isso porque, desde que a operação do consórcio IP Minas foi iniciada, em dezembro de 2019, diversos pontos existentes no município já receberam atendimento. Entre os trabalhos que vêm sendo realizados, o que mais tem chamado atenção da população é a troca das lâmpadas antigas pelas de tecnologia LED, que proporcionam melhor percepção visual devido à emissão de luz branca e são mais eficientes e econômicas.
Para melhor eficiência e manutenção da iluminação pública de Ribeirão das Neves, o Consórcio IP Minas faz melhorias no parque de iluminação da cidade. No entanto, não se trata de uma simples troca. Para a definição de cada tipo de luminária a ser substituída para a com tecnologia LED são feitos estudos.
Vale lembrar que a boa iluminação do ambiente depende da quantidade e potência das lâmpadas para boa iluminação. Ou seja, com uma tecnologia mais avançada, as lâmpadas de LED reúnem todas as vantagens das opções tradicionais e ainda oferecem mais: são econômicas, sustentáveis e mais potentes.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio