Iluminação sustentável: Considerado a tendência para o futuro, o LED ganha destaque pela economia e maior durabilidade
Quando falamos em sustentabilidade logo vem em mente os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, técnicas de preservação ambiental, reflorestamento e conservação do planeta. Mas, o conceito de iluminação sustentável é muito mais amplo.
Sustentabilidade não se refere apenas a um cuidado com o meio ambiente, mas sim uma atenção constante ao gerenciamento de recursos, focando no que iremos deixar para o futuro.
Portanto, ser sustentável é preservar a natureza de modo que ela possa servir para outras gerações de maneira saudável, sem que ela se esgote por completo e sem que seja prejudicada.
Mas, o que a iluminação tem a ver com o conceito de sustentabilidade? Nós te explicaremos ao longo desse conteúdo o que é a Iluminação sustentável.
As lâmpadas convencionais são extremamente agressivas ao meio ambiente. Isso porque emitem cerca de 2,7 kg de dióxido de carbono, um composto químico bastante poluente. É aí que o LED entra em ação.
Por ser uma forma de iluminação muito menos agressiva ao meio ambiente, a lâmpada de LED é considerada a tendência para o futuro, em especial pela economia e maior durabilidade. A maior preocupação atualmente é com o meio ambiente, por isso, trocar as lâmpadas convencionais pela iluminação sustentável é uma forma de contribuir com a sustentabilidade, pois são ecologicamente corretas, além de apresentarem outras vantagens, como veremos a seguir.
Estima-se que as lâmpadas LED são 80% mais econômicas do que as incandescentes e 30% mais econômicas do que as fluorescentes. Isso acontece por diversos motivos. Um deles é porque o consumo de energia proporcionado por meio da tecnologia LED passa a ser menor, o que ajuda a evitar o desperdício.
A LED tem durabilidade mínima de 60 mil horas – o que pode durar pelo menos 5 anos, dependendo da frequência de utilização diária. As lâmpadas incandescentes, por exemplo, duram 1 mil horas em média, período pela qual produzem pouca luminosidade e geram muito calor. Já as fluorescentes têm uma capacidade luminosa até cinco vezes maior, durando de 10 mil a 15 mil horas.
As lâmpadas LED não são nocivas ao meio ambiente. Cerca de 98% dos materiais que as compõem são recicláveis e, por isso, podem ser descartados sem causar danos à natureza – ao contrário das lâmpadas tradicionais, que possuem mercúrio em sua composição, um dos metais mais tóxicos do planeta, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.
Os componentes utilizados para a fabricação desses equipamentos não agridem o meio ambiente, podem ser reciclados e também possuem um maior tempo de vida útil, o que exige uma menor necessidade de manutenções periódicas.
As lâmpadas de LED também não emitem radiação ultravioleta ou infravermelha e, por isso, não causam danos à saúde, já que esses raios são prejudiciais aos olhos e à pele.
Não importa se em casas, nas empresas, ou até mesmo na iluminação pública, a aplicação de tecnologias sustentáveis está cada vez mais presente.
A utilização de materiais reciclados, a instalação de painéis solares para geração de energia e o consumo consciente de recursos e insumos são só algumas das muitas ações que podem ser feitas para promover a sustentabilidade.
Um bom exemplo de sucesso é a modernização do parque de iluminação pública em Ribeirão das Neves, desenvolvida pelo Consórcio IP Minas, que prevê a substituição de todas as antigas lâmpadas da cidade pela tecnologia LED.
A cidade, pioneira na região metropolitana de Belo Horizonte no processo de modernização das ruas, estradas e espaços públicos, como praças e campos de futebol, atualmente é modelo de sucesso para outras administrações. A Parceria Pública Privada (PPP), entre a prefeitura da cidade mineira e o Consórcio IP Minas, acontece desde dezembro de 2019.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio