No dia 21 de outubro de 1879, um ato histórico do jovem inventor Thomas Edison revolucionou o modo de aproveitar as noites mundo afora
No dia 21 de outubro de 1879, um ato histórico do jovem inventor Thomas Edison revolucionou o modo de aproveitar as noites mundo afora. Naquela data, ele conseguiu fazer uma lâmpada acender por cerca de 45 horas seguidas pela primeira vez. Até então, as noites eram iluminadas por meio de tochas de madeira, velas ou lampiões. Devido à importância do feito, foi criado o Dia Mundial da Iluminação. Surgia também a chamada Era da Eletricidade, que abriu espaço para o surgimento de empresas voltadas ao setor, caso do consórcio IP Minas, especializado em gestão e modernização de iluminação pública.
A história conta que, em 1900, já havia 45 milhões de lâmpadas elétricas só nos Estados Unidos. No Brasil, atualmente, existem cerca de 16 milhões de pontos de iluminação pública, segundo a Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP). E a maioria dessas luminárias ainda comporta lâmpadas de vapor de sódio (cerca de 60%) ou de mercúrio (cerca de 30%), que geram a tradicional luz amarelada.
Conforme os dados mais recentes publicadas no site da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Iluminação Urbana (Abrasi), 45% dos pontos de iluminação pública do país ficam no Sudeste, 21% no Nordeste, 19% no Sul, 10% no Centro-Oeste e 5% no Norte.
Em Ribeirão das Neves (MG), essa realidade de luz amarelada está sendo transformada por meio do trabalho realizado pelo IP Minas, consórcio formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano. Em novembro de 2019, o consórcio IP Minas venceu a licitação pública lançada pela Prefeitura mineira para contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para gestão e modernização da iluminação pública desta cidade da Grande Belo Horizonte.
Desde então, além do trabalho de manutenção diária, o IP Minas também está modernizando todo o parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves com uso de lâmpadas LED. Essa moderna tecnologia emite luz branca, que oferece índice de 70% de percepção das cores, contra 30% oferecido pelas lâmpadas antigas. Além de deixar a cidade mais bonita, a modernização oferece maior qualidade de vida à população. Isso porque uma iluminação pública mais eficiente estimula as pessoas a visitarem os espaços públicos. Também incentiva esportes noturnos em parques e praças, por exemplo.
Ainda, com ambientes mais claros à noite, a violência é inibida, uma vez que fica mais fácil identificar pessoas em atitude suspeitas. Ou seja, melhorar a iluminação pública de uma cidade também significa ganhos com segurança com a diminuição dos índices de criminalidade.
O meio ambiente também tem vantagens quando os municípios adotam modernização com tecnologia LED. O motivo é simples: essas lâmpadas não possuem componentes poluentes, sendo 100% recicláveis. Mas não é só isso. Também consomem cerca de 50% menos energia do que as lâmpadas tradicionais – e sem perder a eficiência energética. Ou seja, a modernização gera economia aos cofres públicos, permitindo que a Prefeitura aumente o número de pontos de iluminação pública na cidade.
Por isso, o trabalho realizado pelo consórcio IP Minas está colocando Ribeirão das Neves na lista de “cidades inteligentes”. Por meio da PPP com o IP Minas, a Prefeitura está implantando modernas tecnologias para gestão de todos os pontos de iluminação pública da cidade, assim como para promover a modernização com adoção do LED.
As lâmpadas antigas possuem elementos poluentes em sua composição. Se forem descartadas incorretamente no meio ambiente, podem causar sérios danos – inclusive para pessoas e animais. O bom é que a maior parte da lâmpada é feita de vidro, que pode ser totalmente reciclado, assim como os pinos que formam o soquete, que podem ser fundidos e gerar novos produtos. Mas, para isso, precisa haver um processo de desmercurização. E a equipe do consórcio IP Minas segue protocolo rígido para coleta, armazenamento e destinação desse material, enviando tudo para empresa especializada e certificada.
Em paralelo ao trabalho de modernização, as equipes do consórcio IP Minas fazem rondas diárias para detectar e reparar falhas na iluminação pública. Assim, de forma rápida, conseguem resolver qualquer situação e garantir a segurança e o conforto aos munícipes. Porém, a comunidade de Ribeirão das Neves também conta com um telefone para solicitar gratuitamente manutenção de lâmpadas apagadas à noite ou acesas de dia. Basta ligar 0800-6060-1535.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio