Esse recurso, chamado de iluminação de destaque, é muito usado em lojas, museus e jardins, assim como para realçar fachadas de prédios e monumentos.
Uma forma de chamar a atenção para um objeto ou local é indicá-lo com um ponto de luz. Esse recurso, chamado de iluminação de destaque, é muito usado em lojas, museus e jardins, assim como para realçar fachadas de prédios e monumentos. Quando bem planejada e executada, valoriza o objeto ou imóvel. Por isso, a iluminação de destaque também é empregada no sistema público de iluminação, embelezando as cidades e valorizando suas histórias.
O recurso também está sendo adotado na cidade de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O consórcio IP Minas trabalha na elaboração e execução de projetos de iluminação de destaque em vários locais de convívio social, prédios de valor arquitetônico histórico e monumentos. O objetivo principal do trabalho é destacar e valorizar locais históricos e culturais no período noturno, qualificando também a paisagem urbana de Ribeirão das Neves.
E engana-se quem pensa que basta sair instalando e ligando lâmpadas perto dos monumentos. O primeiro passo, feito em conjunto com a Administração Municipal, é o de diagnóstico das riquezas históricas da cidade, definindo quais edifícios, monumentos e esculturas devem receber a iluminação de destaque.
Após esse estudo dos locais a serem salientados com iluminação, é preciso realizar os projetos elétricos e luminotécnicos, que precisam seguir os critérios recomendados por normas nacionais e internacionais que tratam da ciência e da tecnologia da iluminação.
Então os profissionais especializados do IP Minas estudam o local, as especificações técnicas dos equipamentos a serem instalados conforme cada caso. Ainda, é estudado o nível de iluminância e escolhido o tipo de fonte luminosa, o que inclui potência, temperatura de cor e índice de reprodução de cores.
Esse trabalho também segue normas técnicas, sempre priorizando a eficiência energética do sistema de iluminação da cidade. Por fim, o projeto de iluminação de destaque precisa incluir um plano de manutenção preventiva e corretiva, para garantir o perfeito funcionamento da iluminação.
O trabalho de iluminação de destaque é apenas uma das ações realizadas pelo IP Minas na cidade de Ribeirão das Neves. O consórcio é responsável pela manutenção diária e também pela modernização do parque de iluminação pública com uso da tecnologia LED (que significa light emitter diode, ou diodo emissor de luz).
Enquanto as lâmpadas tradicionais têm índice de 30% de percepção das cores, o LED entrega 70% e com emissão de luz branca. Ainda, as lâmpadas de LED são mais econômicas, por consumirem cerca de 60% menos energia elétrica do que as tradicionais e durarem cerca de 50 mil horas, gerando baixo consumo e manutenção. O resultado é eficiência e economia.
Essa qualidade em iluminação pública deixa a cidade mais segura e bonita, ampliando o convívio social. Os esportes e passeios noturnos são incentivados, aumentando a circulação de pessoas e também atraindo turistas. Por consequência, o comércio também é estimulado a fazer mais investimentos, resultando em geração de emprego e renda no município.
* Parque Ecológico de Ribeirão das Neves – Savassi
* Estádio Municipal Ailton de Oliveira – Centro
* Praça Nossa Senhora das Neves – Centro
* Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade – Justinópolis
* Praça Irineu Rodrigues de Souza – San Genaro
* Praça do Ceramista Trevo de Neves – Jardim Colonial
O IP Minas, consórcio formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, faz a gestão da iluminação pública de Ribeirão das Neves (MG) desde dezembro de 2019. O contrato com a prefeitura foi firmado via Parceria Público-Privada (PPP). Desde então, além do trabalho de manutenção diária, o IP Minas também está modernizando todo o parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves com uso de lâmpadas LED.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio