Parque e praças ganham nova iluminação em Ribeirão das Neves

16.12.20

Parque e praças ganham nova iluminação em Ribeirão das Neves

A mudança na iluminação pública compreende a troca das antigas e ultrapassadas lâmpadas amarelas por lâmpadas LED, mais modernas e econômicas.

O processo de mudança e modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, está completando um ano neste dezembro de 2020. Desde então, as ruas, parques e praças vêm ganhando uma luminosidade diferente, mais segura e mais barata.

A mudança na iluminação pública compreende a troca das antigas e ultrapassadas lâmpadas amarelas por lâmpadas LED, mais modernas e econômicas. Essa simples substituição de tecnologia deve ser responsável por uma economia de, no mínimo, 50% do consumo de energia de iluminação pública – o que irá refletir também em economia para os cofres públicos. Além disso, as lâmpadas LED também possuem uma baixa taxa de falha, o que resulta em menos custos operacionais e de manutenção.

Somente neste fim de 2020, seis novas áreas da cidade receberam a nova iluminação: o novo acesso ao município, o parque ecológico e as praças da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade (Justinópolis), Nossa Senhora das Neves (no Centro), José Irineu (Veneza) e Trevo de Neves. No total, foram instalados 198 postes e 538 novas luminárias neste fim de ano, o que vem a somar a mais de 60% dos bairros locais que já tiveram a sua iluminação substituída.

Assim como em todas as demais áreas, as obras são realizadas somente depois da realização de um levantamento de campo e estudos luminotécnicos e elétrico, o que acontece conforme cada caso específico.

Nova iluminação também conta com gestão remota

A modernização do sistema de iluminação pública de Ribeirão das Neves não se limita somente à substituição de tecnologias envolvendo as lâmpadas utilizadas em vias, praças e parques. Ela conta também com outro importante aliado: a implantação da chamada telegestão.

A telegestão, também chamada de telemonitoramento, permite que a autoridade pública acompanhe, em tempo real e de forma remota, a ocorrência de lâmpadas acesas, apagadas ou piscando, o que garante a troca, o conserto ou a manutenção de forma ágil.

O serviço é executado pelo IP Minas, consórcio formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano. A contratação pela prefeitura ocorreu em dezembro de 2019 e foi feita por meio de Parceria Público-Privada (PPP). 

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio