A IP Minas não mede esforços para preservar a segurança de todos os seus colaboradores.
Quem trabalha com redes de distribuição de energia elétrica sabe: os cuidados para evitar todo o tipo de acidentes precisam ser redobrados. O IP Minas também sabe disso. E, justamente por este motivo, não mede esforços para preservar a segurança de todos os seus colaboradores.
A rotina interna de segurança do trabalho da empresa inclui quatro procedimentos corriqueiros, como forma de prevenir acidentes e incidentes. São eles:
• a elaboração de relatórios mensais de segurança;
• a realização do chamado Diálogo Diário de Segurança (DDS);
• a inspeção regular do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e das demais ferramentas;
• a inspeção regular de campo.
A prática dessa rotina de procedimentos se tornou algo tão básico e natural que já está totalmente incorporada na cultura da empresa. Para garantir que tudo seja cumprido sem qualquer risco aos trabalhadores, o IP Minas se baseia nas normas ditadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cumprindo com todas as exigências legais e regulamentares existentes no país.
A pessoa que trabalha com eletricidade e redes de alta tensão se submete a riscos inerentes à atividade que realiza, como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau. Por isso, o uso de EPIs e outras ferramentas de proteção se torna tão necessário, uma vez que reduz qualquer tipo de ameaça para o trabalhador, evitando, assim, consequências graves caso este sofra algum tipo de acidente em seu posto de trabalho
O respeito às exigências legais e regulamentares inclui, por exemplo, a distribuição de kits de segurança e o uso obrigatório dos EPIs. No caso de atividades que envolvem eletricidade e redes energizadas, a ABNT recomenda o uso de dez EPIs específicos para a função – todos oferecidos pela IP Minas. São eles:
● Capacete de segurança com forro de borracha;
● Óculos de segurança;
● Luvas de segurança revestidas de borracha;
● Protetor respiratório (máscara);
● Calçados de segurança;
● Cintos com talabarte do tipo paraquedista;
● Braçadeira;
● Protetor auricular;
● Vestimentas com acabamento resistente a chamas;
● Protetores faciais.
Mas a rotina de segurança do trabalho da IP Minas não está restrita só a isso. A empresa ainda promove treinamentos regulares para alertar os colaboradores sobre os possíveis riscos associados ao trabalho e sobre a importância do uso dos EPIs.
Para tanto, ensina também a maneira correta e mais adequada de utilizá-los, garantindo um ambiente seguro e saudável a todos. A empresa acredita que a conscientização dos trabalhadores deve ser levada em consideração antes mesmo da realização de qualquer tarefa. E é por isso que está sempre atenta a todas as necessidades de segurança de seus funcionários, protegendo-os dos riscos e acidente que podem ser evitados a todo instante.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio