Canais de atendimento do IP Minas: saiba 3 formas de abrir chamados

11.03.21

Canais de atendimento do IP Minas: saiba 3 formas de abrir chamados

População pode entrar em contato com o call center por discagem gratuita 24 horas, por aplicativo ou site da concessionária.

Um serviço de iluminação pública de qualidade requer meios de comunicação eficientes com a comunidade. Assim, os consumidores podem fazer solicitações de manutenção de lâmpadas piscando, ou apagadas durante à noite, entre outros chamados, a qualquer horário. Em Ribeirão das Neves, a população tem acesso a três canais de atendimento com o IP Minas, que mostraremos neste post.

As formas de entrar em contato com o call center do IP Minas são pelo atendimento telefônico gratuito 24 horas, aplicativo e pelo site da concessionária. Após a reclamação, o prazo máximo para resolver os chamados é de 48 horas, salvo nos casos de falta de energia, furtos, vandalismo, chuvas ou ventos fortes.

Os canais de atendimento do IP Minas são importantes para que a comunidade possa auxiliar na detecção de falhas em luminárias da cidade. Isso ajuda a agilizar o conserto! E sabemos: rapidez na resolução do problema significa proporcionar, além de conforto, segurança aos moradores.

Canais de atendimento do IP Minas: como abrir chamados?

Ao avisar da falha na iluminação pública, é importante que o cidadão repasse o máximo de informações. Desse jeito, facilita para que nossas equipes de campo encontrem a localização do ponto de iluminação que precisa de reparo. Assim, o problema é solucionado mais rapidamente. A seguir, confira as três formas de abrir chamados com o IP Minas.

  • Teleatendimento gratuito – 0800 606 1535. Serviço 24 horas. Informações necessárias: nome, data de nascimento e endereço do ponto de iluminação com falhas.
  • Site – www.ipminas.com.br. Basta clicar na aba “Abrir chamado”, no lado superior direito da página (Link direto: https://novo.cidadeiluminada.com.br/#/). Informações necessárias: nome, CPF, e-mail, telefone e endereço do ponto de iluminação.
  • Aplicativo – baixe o App “Cidade Iluminada” na Apple Store ou Google Play. Informações necessárias: nome, CPF, e-mail, telefone e endereço do ponto de iluminação.

O sistema do IP Minas manterá o cadastro de quem já registrou reclamações ou solicitações. Isso facilita acessos futuros.

IP Minas monitora diariamente condições das luminárias

Embora indispensáveis, os canais de atendimento do IP Minas são apenas uma das estratégias para detecção de falhas no sistema de iluminação pública. O IP Minas monitorar as condições das luminárias do parque de Ribeirão das Neves por rondas diárias e pelo controle a distância via telegestão.

Nas rondas diárias, equipes do IP Minas circulam pelas ruas da cidade em visitas pré-programadas, garantindo assim a agilidade operacional. Com as rondas, é possível descobrir se existem lâmpadas queimadas, assim como acesas ou apagadas em horários indevidos antes mesmo dos moradores perceberem o problema.

E mais, as equipes das rondas podem atuar de forma preventiva, verificando as condições das luminárias, antes de surgirem os defeitos. Portanto, é um investimento essencial porque a resolução rápida evita que ruas fiquem escuras por longo período de tempo. Ou seja, proporciona maior segurança.

Telemonitoramento detecta falhas em tempo real

Ribeirão das Neves conta com um moderno sistema de telemonitoramento capaz de detectar falhas nas luminárias em tempo real. Essa é a forma mais eficiente de manter uma ótima funcionalidade do parque de iluminação pública. E como isso funciona?

Bem, na telegestão as luminárias contam com dispositivos eletrônicos sem fio. Eles enviam ao Centro de Controle Operacional (CCO) informações como tensão, corrente, potência da lâmpada, eficiência energética, que são interpretados constantemente pelo software de telemonitoramento.

Assim, o sistema pode identificar de forma automática e a distância quando uma luminária requer manutenção. E ainda, o próprio programa tem a possibilidade de enviar no mesmo instante o chamado à equipe de campo. Dessa forma, problemas em luminárias são corrigidos de maneira ágil na cidade.

Modernização reduz ocorrências de defeitos na iluminação pública

Garantir uma estrutura que reduz a ocorrência de problemas é tão importante quanto oferecer bons canais de atendimento. Por isso, o IP Minas investe na modernização do parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves.

O consórcio está substituindo as lâmpadas convencionais de todo o sistema por luminárias de LED. Essa nova tecnologia exige baixa manutenção, isto é, apresenta menos falhas. Até agora, 35,31% dos 27.237 pontos de iluminação do parque foram trocados.

As luminárias em LED requerem menos manutenções e trocas por serem mais resistentes às mudanças bruscas de tempo e temperatura, choques e impactos externos. Isso, na comparação com lâmpadas tradicionais, como as de vapor de sódio e mercúrio.

De A a Z: benefícios da tecnologia LED

Mas há diversos outros benefícios em usar a tecnologia LED. Um dos mais importantes é a emissão de luz branca, bem mais nítida que as amareladas. Além disso, possui alto rendimento, que proporciona economia de mais de 50% no consumo de energia elétrica em relação às tradicionais.

Também tem o dobro de vida útil, aproximadamente 50 mil horas. Isto é, possibilita cerca de 12 anos de uso.  Por fim, é considerada uma tecnologia limpa. Não é tóxica e quase todos seus componentes podem ser reciclados.

Assim, Ribeirão das Neves só tem a ganhar com a modernização. Por sua vez, os moradores correm bem menos riscos de ficarem às escuras, e de precisarem acionar o call center. Mas, se houver necessidade, opções de canais de atendimento com o IP Minas não faltam!

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

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