Consórcio supera 20 mil atendimentos e ultrapassa índice de 95% de soluções no prazo.
A eficiência na manutenção da iluminação pública é vital para garantir maior segurança e conforto à população. Por isso, nós da IP Minas contamos com equipes sempre a postos para não deixar o cidadão de Ribeirão das Neves no escuro. Atendemos mais de 95% das solicitações dentro do prazo e nosso trabalho é constante. Veja só!
Desde o final de 2019, quando assumimos a gestão do parque de iluminação pública, até 15 de fevereiro de 2021 realizamos 20.818 atendimentos de manutenção.
Assim, se considerarmos que a rede conta com 27.233 pontos de iluminação, houve interverão equivalente a 76,45% das luminárias em pouco mais de um ano. Sobretudo, é importante destacar que todas as regiões da cidade receberam atendimento.
Essa eficiência na manutenção da iluminação pública fez com que a taxa de falhas, que era muito alta quando assinamos o contrato com a prefeitura, caísse consideravelmente.
Bem, o último relatório de atividades técnicas apontou índice de 2,29% de falhas em um mês. Os dados são referentes ao intervalo entre 15 de janeiro de 2021 a 16 de fevereiro de 2021. No mesmo período de 2020, o índice era de 9,80%, ou seja, percentual mais que quatro vezes maior.
A diferença é ainda mais surpreendente se formos além e levarmos em conta o período entre 15 de dezembro de 2019 e 15 de janeiro de 2020. Nessa época, o índice chegou a 15,30%, quase sete vezes superior à última medição. Com tempo, a eficiência na manutenção da iluminação pública fez o índice reduzir até que, desde agosto, não ultrapassasse os 3%.
Conforme o último levantamento, realizamos 953 atendimentos entre os dias 15 de janeiro de 2021 a 16 de fevereiro de 2021. Desse total, 807 foram gerados a partir de todos canais de comunicação. Isto é: aplicativo de celular, nossa página da internet e teleatendimento.
Além disso, rondas da equipe do IP Minas representaram as outras 146 demandas no parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves.
Diante disso, a eficiência na manutenção da iluminação pública pode ser percebida com a queda no número de reclamações. Ao todo, foram 568 no último período.
Esses números vêm melhorando mês a mês. Desde novembro de 2020, as reclamações não passam dessa quantidade. E representam os menores índices desde o início do serviço do IP Minas em Ribeirão das Neves, isto é, contando a partir de novembro de 2019.
A eficiência na manutenção do parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves também se traduz em agilidade. Conforme o último relatório, nossas equipes atenderam mais de 95% dos problemas dentro do prazo. Isso quer dizer: em menos de 48 horas. E, claro, o restante dos pontos tiveram igualmente a manutenção realizada.
As demandas, como citado anteriormente, são geradas por rondas das equipes do IP Minas, e por três canais de atendimento. Confira a seguir as linhas de comunicação, caso você precise fazer alguma solicitação!
Você já sabe, o prazo máximo para resolver os chamados após a reclamação é de 48 horas. Mas, veja bem, isso não vale para os casos de falta de energia, furtos, vandalismo, chuvas ou ventos fortes porque não depende apenas de nós do IP Minas.
A colaboração da população é muito importante para nos auxiliar na manutenção da iluminação pública. Por isso, disponibilizamos os canais de atendimento. Mas ainda dispomos de outras formas de vistoriar o sistema para garantir seu bom funcionamento.
Nossas equipes de campo fazem rodas diárias pré-programadas para acompanhar a situação das luminárias. Desse modo, o patrulhamento serve para verificar lâmpadas queimadas, piscando, acesas fora do horário, entre outros problemas. Mas também possibilita a manutenção preventiva.
Outra forma de fazer o monitoramento é pelo sistema de telegestão, que monitora a distância todo o parque de Ribeirão das Neves. Pelo telemonitoramento, um software desenvolvido especialmente para o parque de Ribeirão das Neves se comunica com dispositivos eletrônicos sem fio acoplados nas luminárias.
Assim, os dados são encaminhados ao Centro de Controle Operacional (CCO) da rede. Nesse sentido, o sistema pode identificar de forma automática quando uma luminária requer manutenção.
O mais interessante é que por meio da telegestão é possível detectar as falhas em tempo real. E, desse modo, encaminhar no ato uma equipe ao local. Isso é o que mais proporciona eficiência!
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio