É para já! IP Minas investe em eficiência na manutenção da iluminação pública

26.03.21

É para já! IP Minas investe em eficiência na manutenção da iluminação pública

Consórcio supera 20 mil atendimentos e ultrapassa índice de 95% de soluções no prazo.

A eficiência na manutenção da iluminação pública é vital para garantir maior segurança e conforto à população. Por isso, nós da IP Minas contamos com equipes sempre a postos para não deixar o cidadão de Ribeirão das Neves no escuro. Atendemos mais de 95% das solicitações dentro do prazo e nosso trabalho é constante. Veja só!

Desde o final de 2019, quando assumimos a gestão do parque de iluminação pública, até 15 de fevereiro de 2021 realizamos 20.818 atendimentos de manutenção.

Assim, se considerarmos que a rede conta com 27.233 pontos de iluminação, houve interverão equivalente a 76,45% das luminárias em pouco mais de um ano.  Sobretudo, é importante destacar que todas as regiões da cidade receberam atendimento.

Taxa de falhas despenca nos últimos meses

Essa eficiência na manutenção da iluminação pública fez com que a taxa de falhas, que era muito alta quando assinamos o contrato com a prefeitura, caísse consideravelmente.

Bem, o último relatório de atividades técnicas apontou índice de 2,29% de falhas em um mês. Os dados são referentes ao intervalo entre 15 de janeiro de 2021 a 16 de fevereiro de 2021. No mesmo período de 2020, o índice era de 9,80%, ou seja, percentual mais que quatro vezes maior.

 A diferença é ainda mais surpreendente se formos além e levarmos em conta o período entre 15 de dezembro de 2019 e 15 de janeiro de 2020. Nessa época, o índice chegou a 15,30%, quase sete vezes superior à última medição. Com tempo, a eficiência na manutenção da iluminação pública fez o índice reduzir até que, desde agosto, não ultrapassasse os 3%.

Satisfação do cidadão: índice de reclamação em queda

Conforme o último levantamento, realizamos 953 atendimentos entre os dias 15 de janeiro de 2021 a 16 de fevereiro de 2021. Desse total, 807 foram gerados a partir de todos canais de comunicação. Isto é: aplicativo de celular, nossa página da internet e teleatendimento.

Além disso, rondas da equipe do IP Minas representaram as outras 146 demandas no parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves.

Diante disso, a eficiência na manutenção da iluminação pública pode ser percebida com a queda no número de reclamações. Ao todo, foram 568 no último período.

Esses números vêm melhorando mês a mês. Desde novembro de 2020, as reclamações não passam dessa quantidade. E representam os menores índices desde o início do serviço do IP Minas em Ribeirão das Neves, isto é, contando a partir de novembro de 2019.

Mais de 95% dos problemas resolvidos no prazo

A eficiência na manutenção do parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves também se traduz em agilidade. Conforme o último relatório, nossas equipes atenderam mais de 95% dos problemas dentro do prazo. Isso quer dizer: em menos de 48 horas. E, claro, o restante dos pontos tiveram igualmente a manutenção realizada.

As demandas, como citado anteriormente, são geradas por rondas das equipes do IP Minas, e por três canais de atendimento. Confira a seguir as linhas de comunicação, caso você precise fazer alguma solicitação!

  • Teleatendimento gratuito – 0800 606 1535. Serviço 24 horas. Informações necessárias: nome, data de nascimento e endereço do ponto de iluminação com falhas.
  • Site – www.ipminas.com.br. Basta clicar na aba “Abrir chamado”, no lado superior direito da página (Link direto: https://novo.cidadeiluminada.com.br/#/). Informações necessárias: nome, CPF, e-mail, telefone e endereço do ponto de iluminação.
  • Aplicativo – baixe o App “Cidade Iluminada” na Apple Store ou Google Play. Informações necessárias: nome, CPF, e-mail, telefone e endereço do ponto de iluminação.

Você já sabe, o prazo máximo para resolver os chamados após a reclamação é de 48 horas. Mas, veja bem, isso não vale para os casos de falta de energia, furtos, vandalismo, chuvas ou ventos fortes porque não depende apenas de nós do IP Minas.

Rondas diárias para manutenção da iluminação pública

A colaboração da população é muito importante para nos auxiliar na manutenção da iluminação pública. Por isso, disponibilizamos os canais de atendimento.  Mas ainda dispomos de outras formas de vistoriar o sistema para garantir seu bom funcionamento.

Nossas equipes de campo fazem rodas diárias pré-programadas para acompanhar a situação das luminárias. Desse modo, o patrulhamento serve para verificar lâmpadas queimadas, piscando, acesas fora do horário, entre outros problemas. Mas também possibilita a manutenção preventiva.

Monitoramento em tempo real com a telegestão

Outra forma de fazer o monitoramento é pelo sistema de telegestão, que monitora a distância todo o parque de Ribeirão das Neves. Pelo telemonitoramento, um software desenvolvido especialmente para o parque de Ribeirão das Neves se comunica com dispositivos eletrônicos sem fio acoplados nas luminárias.

Assim, os dados são encaminhados ao Centro de Controle Operacional (CCO) da rede. Nesse sentido, o sistema pode identificar de forma automática quando uma luminária requer manutenção.

O mais interessante é que por meio da telegestão é possível detectar as falhas em tempo real. E, desse modo, encaminhar no ato uma equipe ao local. Isso é o que mais proporciona eficiência!

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio