O projeto de modernização do parque de iluminação pública em Ribeirão das Neves prevê o acréscimo de 500 pontos de iluminação pública durante os três primeiros anos de contrato.
Relatório do último mês indica 26 novos postes de luz instalados na cidade mineira.
Além de ruas mais iluminadas, com a substituição das antigas lâmpadas de sódio pela tecnologia LED, nosso projeto de ampliação do parque de iluminação pública em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, prevê a instalação de novos pontos de iluminação.
Somente entre os dias 16 de abril a 15 de maio, instalamos 26 novos postes de luz, garantindo mais segurança para as pessoas que desejam circular à noite pela cidade. Assim, mais do que trabalhar para modernizar as vias públicas, estamos investindo também na ampliação do parque de iluminação pública.
Em Ribeirão das Neves, nosso trabalho de ampliação do parque de iluminação pública prevê a colocação de até 120 novos pontos de iluminação por ano.
Durante o período de contrato, a instalação das modernas lâmpadas LEDs ocorre em conformidade com as situações de extensão do parque de iluminação pública da cidade mineira.
Nosso trabalho de modernização e ampliação da iluminação pública, no entanto, não prevê a definição dos pontos que serão contemplados com a instalação das lâmpadas LED. Estas decisões, sobre os pontos que merecem atenção, são determinadas de acordo com a necessidade apurada pelas autoridades locais.
Parque de iluminação pública prevê ampliação de 120 pontos por ano de contrato
Ao total, o projeto de modernização do parque de iluminação pública em Ribeirão das Neves prevê o acréscimo de 500 pontos de iluminação pública durante os três primeiros anos de contrato.
A ideia é eliminar também a demanda reprimida, ou seja, situações e pontos da cidade que contam com estruturas precárias de iluminação.
Assim, o trabalho de ampliação será realizado em pontos que estão em desacordo com os preceitos estabelecidos por normas públicas e não apresentam uma iluminação aceitável.
Estamos falando de ruas muito escuras, por exemplo, que inibem a circulação noturna de pedestres, a prática de esportes ou ainda dificultam a visibilidade de motoristas à noite.
Quase 200 pontos já contam com a iluminação LED
Nosso projeto de modernização e ampliação do parque de iluminação pública contempla também locais da cidade que precisam alterar a estrutura dos postes existentes, ou seja, que não apresentam mais luminosidade suficiente.
Neste sentido, estamos realizando estudos de áreas durante o avanço das modernizações e identificando pontos que necessitam de atenção. Até o dia 15 de maio, 199 pontos já foram reforçados com as modernas lâmpadas LED.
Nosso projeto prevê ainda a implantação de novos pontos de iluminação em locais do parque de iluminação pública inserido por terceiros, por meio de loteamentos e conjuntos habitacionais, por exemplo. Uma situação que não aconteceu até o momento.
Você sabia que a tecnologia LED entrega a mesma quantidade de luz, mas consome até 75% menos energia do que as lâmpadas de sódio? Confira, a seguir, outros benefícios desta tecnologia que está cada vez mais presente nas vias públicas de Ribeirão da Neves.
Além de deixar as ruas mais bonitas, contribui para a segurança. As lâmpadas LED emitem uma luz branca com índice de 70% da percepção das cores. Desta forma, ampliam nossa visibilidade à noite.
As lâmpadas de LED exigem pouca de manutenção. Além disso, consomem 50% menos energia elétrica do que as lâmpadas tradicionais e ainda duram cerca de cinco vezes mais.
Mais resistente a vibrações, como oscilações de energia, o LED utiliza um chip para ser acionado, desta forma, não apresenta problemas como queima ou falha de filamentos.
Esta tecnologia utiliza luz direcional, ou seja, não ocorre invasão da luz em áreas que não precisam ser iluminadas. Assim, a poluição luminosa diminui.
Diferentemente das ultrapassadas lâmpadas de sódio e metálicas, que contêm gases em seu interior, o LED não utiliza metais pesados em sua composição, por isso não contamina o solo quando é descartado. Além disso, são 100% recicláveis.
O LED não esquenta. Como é uma luz eletrônica, permite o gerenciamento e monitoramento remoto, do controle de fluxo de luz ao consumo.
Pontos de ampliação instalados até 15 de maio de 2021
– Upa – Justinópolis – Centro: 10 pontos
– Rua dos Tinharões – Bairro Rosa Neves: 3 pontos
– Rua Isodoro Rocha – Bairro Viena: 1 ponto
– Rua Minervina Nogueira dos Santos – Bairro Alterosa: 3 pontos
– Rua Carlos Ferreira – Bairro Felixlândia: 2 pontos
– Rua Teófilo Otono – Bairro Servilha B.: 3 pontos
– Rua Panamá – Conjunto Henrique Sapori: 3 pontos
– Rua Serro – Bairro Jardim Alvorada: 1 ponto
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio