Modernização da iluminação pública reduz número de lâmpadas apagadas

17.09.21

Modernização da iluminação pública reduz número de lâmpadas apagadas

A iluminação pública eficiente é um dos caminhos de sucesso das prefeituras que investem em sustentabilidade e tecnologia LED.

Muitos são os caminhos para uma cidade alcançar o título de cidade inteligente. A iluminação pública eficiente, com a utilização da moderna tecnologia LED, é um exemplo bem-sucedido entre as possibilidades inovadoras.Por isso, os investimentos nos sistemas de iluminação pública, com destaque para ações que envolvam a sustentabilidade, são cada vez maiores no Brasil.

Em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, o processo de modernização de todo o parque de iluminação pública da cidade começou em 2019. Desde então, a mudança no sistema de iluminação pública vem apresentando 

resultados importantes para a economia da cidade e qualidade de vida de seus moradores.

Na prática, a substituição das antigas lâmpadas de vapor de metal pelas luminárias de LED garante mais segurança à população, reduz o impacto sobre o meio ambiente e pode gerar ainda uma redução no consumo de energia superior a 50%.

Lâmpadas apagadas na iluminação pública medem grau de eficiência

Você sabia que um dos indicadores utilizados pelas cidades para mensurar o retorno dos investimentos diz respeito ao grau de eficiência do sistema de iluminação pública, ou seja, o índice de lâmpadas apagadas?

Por isso, os contratos de concessão indicam um percentual máximo de falhas. Em geral, este percentual máximo refere-se a 2% em relação ao total de pontos de luz do parque de iluminação pública.

Na cidade de Ribeirão da Neves, a concessionária IP Minas, constituída pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort, conseguiu reduzir em cinco vezes o índice de falhas na iluminação.

Em julho do ano passado, poucos meses após o início das operações na cidade mineira, cerca de 5,5% do parque de iluminação pública apresentava falhas. Este ano, no mesmo período, este percentual caiu para 1,1%.

Isso significa que a concessionária IP Minas, responsável pela gestão do sistema na cidade mineira, conseguiu alcançar índices menores do que os previstos, em geral, nos contratos dos sistemas de iluminação pública no país.

Tecnologia LED e planejamento na iluminação pública

Um dos fatores para a redução do índice de lâmpadas apagadas em Ribeirão das Neves é justamente a substituição de quase 100% dos mais de 26 mil pontos luminosos identificados no parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves.

No entanto, além das trocas das antigas lâmpadas de vapor de sódio pela moderna tecnologia LED, que são mais duráveis, outro fator também influenciou o baixo percentual de falhas no sistema: o planejamento eficiente da manutenção, que é desenvolvido pela concessionária IP Minas. Atualmente, as ocorrências de falhas são 100% atendidas dentro do prazo.

Assim, alcançar bons resultados na iluminação pública significa também investir em manutenção planejada e interação com o público. Mais do que modernizar, Ribeirão das Neves conta hoje com um sistema responsável pelo aprimoramento dos mecanismos de controle, monitoramento e manutenção.

Se por um lado, as lâmpadas de LED são muito mais duráveis do que as tradicionais, é importante destacar que um parque de iluminação com poucas falhas requer um plano de rondas permanentes, capaz de antecipar a manutenção de equipamentos antes mesmo da geração de chamados.

Assim, o uso de tecnologia inteligente para monitoramento remoto também faz parte do sucesso no controle do sistema em Ribeirão das Neves.

O resultado obtido pela IP Minas é uma consequência do processo de monitoramento constante. Além do uso de tecnologia de telemonitoramento e cronograma de rondas frequentes, a concessionária mantém canais eficientes de interação com a população, como call center, telefone, aplicativo para smartphone e site.

LED e sustentabilidade

Você sabe dizer qual é a relação entre sustentabilidade e tecnologia LED?

Ao contrário do que muitos possam imaginar, sustentabilidade não se refere apenas a cuidados com o meio ambiente.

Mais do que isso, sustentabilidade implica gerar um futuro melhor por meio da conservação do planeta.E como podemos fazer isso nos sistemas de iluminação pública das cidades? As lâmpadas de LED, por exemplo, são totalmente sustentáveis.

Isso significa que elas não contêm elementos poluentes ou contaminantes, como as lâmpadas fluorescentes.Outra vantagem diz respeito ao número reduzido de luminárias descartadas. Com uma duração superior, a tecnologia LED gera menos lixo do que as convencionais.

Outro benefício do LED é o baixo consumo de energia. Assim, além da economia gerada nas cidades, o LED é responsável por reduzir os impactos ambientais.

Neste sentido, o uso de lâmpadas LED é uma alternativa em prol da sustentabilidade e modernização da iluminação pública.

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio