Para garantir a segurança de todos contra o Covid-19, a concessionária IP Minas finalizou o protocolo de vacinação dos colaboradores.
Em Ribeirão das Neves, a concessionária IP Minas desenvolve ações e campanhas de vacinação em prol da segurança e saúde dos seus colaboradores, desde o início da pandemia.
Sempre atenta ao bem-estar dos colaboradores, a empresa completou a imunização de todos os colaboradores. Ao total, 37 funcionários receberam a segunda dose da vacina no dia 16 de setembro.
O cuidado com os colaboradores e suas famílias faz parte da política de responsabilidade social da empresa. Diversas campanhas de conscientização e ações de combate ao Covid-19 já foram realizadas com a equipe.
Mais do que proteger individualmente os colaboradores, a importância da vacinação é evitar que doenças se propaguem em massa no ambiente corporativo.
Ou seja, a vacinação é uma forma eficaz de prevenir doenças. Algumas empresas, por exemplo, já incentivam a imunização de colaboradores em idade mais avançada, com vacinas contra gripe, pneumonia e hepatites.
A vacinação nas empresas é uma atitude que beneficia a população, em geral. Neste sentido, é uma ação simples e de baixo custo. Além disso, todos se sentem em uma situação com mais segurança, principalmente as pessoas com deficiência imunológica baixa.
A prevenção é um caminho fundamental para reverter os altos números de acidentes de trabalho que envolvem os trabalhadores no Brasil. Por isso, as empresas estão investindo cada vez mais em segurança para seus colaboradores.
Mas o que significa segurança do trabalho? Estamos falando de normas adotadas com a intenção de reduzir possíveis acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Ou seja, são medidas para proteger os trabalhadores.
É importante entender que as empresas têm responsabilidade e devem adotar e cumprir medidas e normas de proteção para a saúde e segurança dos seus colaboradores.
No Brasil, as leis que envolvem a segurança do trabalho são estabelecidas por meio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Mas, atenção, pois cada segmento profissional possui suas próprias regras. Outro ponto importante é que o Brasil também segue as convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A principal vantagem de as empresas investirem em segurança do trabalho é, sem dúvida, proteger a saúde dos seus colaboradores.
Mas, além disso, existem outras vantagens. Um exemplo é a realização de um trabalho mais organizado e um ambiente agradável e seguro para os colaboradores.
O número de trabalhadores que morrem, diariamente, no Brasil, envolvidos em acidentes de trabalho, ainda é muito alto. Um dos mais altos do mundo.
Entre 2012 e 2018, por exemplo, cerca de 17 mil profissionais perderam suas vidas; e outros 4 milhões se envolveram em acidentes de trabalho.
Os números foram divulgados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). A iniciativa, que começou em 2017, pretende organizar e analisar as notificações de acidentes de trabalho, por município e estado. O objetivo é prevenir estes acidentes e mortes entre os colaboradores das empresas.
Ao mesmo tempo, se o número de mortes relacionadas ao trabalho ainda é alto, globalmente, podemos dizer que estas mortes caíram 14% entre 2000 e 2016, como indicam os dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Ou seja, a redução das mortes é resultado de melhorias na saúde e segurança no local de trabalho.
Em todo o mundo, cerca de 7 mil mortes diárias são provocadas por condições de trabalho inseguras e insalubres. Deste total, em média, 6.500 correspondem às doenças relacionadas ao trabalho; e 1 mil são provocadas por acidentes ocupacionais.
As doenças que surgem no trabalho, em geral, aparecem lentamente. Por isso, é preciso tomar muito cuidado para evitar problemas como: asma ocupacional, lesão por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares, perda auditiva induzida por ruído, pneumoconioses e distúrbios relacionados à saúde mental.
Você saberia dizer quais são os principais responsáveis pela maioria das doenças ocupacionais? O relatório da OIT aponta os fatores ergonômicos, fatores de risco de lesões, materiais particulados, gases, fumos e ruído como alguns dos vilões e inimigos dos trabalhadores.
Por isso, as empresas investem, cada vez mais, na segurança e saúde dos colaboradores.
Uma medida importante, adotada por muitas empresas preocupadas com a segurança dos colaboradores, é a criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas). São grupos de trabalhadores organizados dedicados à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preocupados em preservar a saúde e a vida do trabalhador.
Para preservar a segurança dos colaboradores, é importante que as empresas montem equipes multidisciplinares, com técnico, engenheiro, médico e enfermeiro, todos especializados em Segurança do Trabalho.
Você sabe como as vacinas funcionam? Eficazes no combate às doenças, a vacinação é capaz de sensibilizar o sistema imunológico, estimulando a criação de defesas no nosso organismo. Para proteger a saúde dos funcionários, empresas adotam campanhas de vacinação. Confira a matéria no blog.
Diariamente, cerca de sete mil trabalhadores morrem no mundo por causa de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. Apesar de alto, campanhas e normas de prevenção nas empresas estão conseguindo reduzir, cada vez mais, o número de mortes e acidentes no Brasil. Confira a matéria no blog.
A vacinação não é apenas uma proteção individual. Você sabia que ela é capaz de evitar a propagação em massa de doenças e comprometer a qualidade de vida das pessoas? Por meio de campanhas de conscientização, empresas investem no bem-estar dos colaboradores e fomentam a cultura de segurança e saúde no trabalho. Leia a matéria completa no blog.
Você sabia que as campanhas de conscientização nas empresas são uma maneira eficaz e capaz de reduzir os índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho? Leia a matéria completa no blog.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio