A relação entre iluminação pública e segurança pública

17.09.20

A relação entre iluminação pública e segurança pública

As funções da iluminação pública são: melhorar o tráfego de veículos e pedestres; ressaltar a beleza de praças, prédios públicos e monumentos históricos; e, a mais importante delas, iluminar vias públicas durante a noite / madrugada, proporcionando mais segurança à população.

A iluminação pública desempenha diversos papéis sociais importantes, entre eles, o de permitir a ocupação de espaços públicos com mais segurança é um dos que mais se destacam, pois ajuda a criar lugares de convívio – que conferem mais qualidade de vida aos cidadãos – e a preservar a integridade física das pessoas em atividades laborais ou de lazer, inclusive durante a noite. 

Para que as pessoas utilizem os espaços e dispositivos públicos, é preciso que elas se sintam seguras. E muitos urbanistas e geógrafos apontam a relação entre maior ocupação dos espaços públicos com a redução da criminalidade. Assim, cria-se um ciclo que beneficia a população, fazendo com que mais gente se sinta tranquila de estar “na rua”.

Nesse sentido, a iluminação pública é uma grande aliada da segurança pública, afirmam estudos como o realizado pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica em Nova York (EUA), em parceria com a polícia metropolitana daquela cidade. Ao observarem 40 ruas que receberam torres de luz mais eficientes (escolhidas por sorteio, com base no interesse social que apresentavam) durante seis meses, os pesquisadores puderam verificar a redução de crimes como roubo, furto e até homicídios em até 60%.

Isso é um exemplo de que pequenas mudanças nos serviços prestados à comunidade podem ser soluções significativas de prevenção, resultando em mais bem-estar e qualidade de vida com menores custos e menos danos que ações combativas ou de correção, executadas após a ocorrência de crimes.

As funções da iluminação pública são: melhorar o tráfego de veículos e pedestres; ressaltar a beleza de praças, prédios públicos e monumentos históricos; e, a mais importante delas, iluminar vias públicas durante a noite / madrugada, proporcionando mais segurança à população.

“A iluminação pública é um serviço diretamente ligado à questão da segurança. Não vou dizer que a iluminação reduz os índices de criminalidade, mas é um instrumento muito importante para coibi-la”, explica Gilberto Vieira, diretor da Quantum Engenharia, empresa que compõe o Consórcio IP Minas ao lado da FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, responsável pela gestão da iluminação pública do município de Ribeirão das Neves (MG).

Entre as melhorias previstas para o município mineiro estão a atualização de 26 mil pontos de luz que serão substituídos por luminárias de LED. Além de logradouros, 25 praças, campos de futebol, pistas de caminhada e escolas receberão as melhorias. Essa modernização trará redução nos gastos públicos e mais segurança para a população.

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio