No Natal o consumo de energia aumenta e a tecnologia LED é uma alternativa para enfeitar casas e lojas e ainda economizar na decoração.
Você sabia que a utilização do LED na decoração de Natal representa uma redução do consumo, de duas a oito vezes, dependendo do modelo utilizado anteriormente?
Por isso, muitos shoppings e prefeituras brasileiras, e em todo o mundo, já estão investindo nas lâmpadas LED no Natal.
Mas, tão importante quanto economizar, há outro fator que merece destaque. A utilização do LED nos enfeites luminosos do Natal significa segurança elétrica das instalações. Ou seja, uma decoração natalina livre de acidentes.
Por isso, a iluminação da decoração natalina exige atenção desde a compra. Os produtos, por exemplo, devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Nos últimos anos, a evolução das tecnologias de iluminação com o uso do LED chegou até mesmo nos tradicionais pisca-piscas natalinos.
Confira, a seguir, algumas dicas para fazer a decoração de Natal com segurança e economia.
A tecnologia LED entrega a mesma quantidade de luz e consome até 75% menos energia do que as lâmpadas de sódio. Por ser mais econômica, no Natal, é uma ótima opção para os enfeites e decorações de casas e lojas.
Além da economia, a tecnologia LED tem outra vantagem importante e que merece ser destacada: como possui uma durabilidade muito maior, as lâmpadas demoram muito mais tempo para serem descartadas.
E melhor, por não possuir metais pesados na composição a lâmpadas de LED facilitam o descarte, não prejudicando o meio ambiente.
Confira, a seguir, outros benefícios desta tecnologia.
Como não utiliza metais pesados em sua composição, diferentemente das antigas lâmpadas de sódio e metálicas, que contêm gases em seu interior, o LED não contamina o solo quando é descartado.
O LED utiliza um chip para ser acionado, assim é mais resistente a vibrações, como oscilações de energia, e não apresenta problemas como queima ou falha de filamentos.
Com o LED não há desperdício de luz, pois esta tecnologia utiliza luz direcional. Como não ocorre invasão da luz em áreas que não precisam ser iluminadas, a poluição luminosa diminui e a decoração de Natal fica ainda mais bonita.
Outra vantagem é poder observar melhor as estrelas, já que a luz do LED é direcionada para a pavimentação e apresenta baixo índice de ofuscamento.
Ambientes fechados com luz metálica ou de sódio emitem muito calor, deixando o espaço desconfortável no Verão.
Mas o LED, ao contrário, não esquenta, já que é uma luz eletrônica. Esta característica também permite o gerenciamento e um monitoramento remoto, tanto do controle de fluxo de luz, como do consumo.
Com uma duração superior, as lâmpadas de LED exigem menor necessidade de manutenção, reduzindo os custos envolvidos no processo, principalmente no Natal, quando as ruas, casas e lojas ficam ainda mais iluminadas.
Outra vantagem, em relação às antigas lâmpadas, é o fluxo luminosos mais consistente.
Uma lâmpada metálica, por exemplo, perde cerca de 30% de luz depois de 20% de uso, já as lâmpadas LED possuem componentes que garantem o fluxo luminoso em até 70% da vida útil.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio