As vantagens da tecnologia LED

27.04.21

As vantagens da tecnologia LED

Com tecnologia mais avançada, as lâmpadas de LED reúnem todas as vantagens das opções tradicionais e mais, confira!

Você sabia que os inventores da tecnologia LED ganharam o Prêmio Nobel de Física em 2014? Com tecnologia mais avançada, as lâmpadas de LED reúnem todas as vantagens das opções tradicionais e mais: são econômicas, sustentáveis e mais potentes.

Com uma pequena quantidade de corrente elétrica, as lâmpadas de LED podem gerar feixes potentes de luz. Isso ocorre porque esta tecnologia apresenta maior aproveitamento da energia elétrica, pois dissipa uma quantidade mínima de calor. Já as lâmpadas tradicionais, como as incandescentes, as de vapor ionizado e as fluorescentes, apresentam muitas desvantagens quando comparadas às luminárias de LED.

A seguir, vamos explicar o funcionamento de cada tipo de lâmpada e as vantagens do LED na iluminação pública.

Lâmpadas incandescentes: caras e pouco duráveis

Quando utilizadas na iluminação pública, as lâmpadas incandescentes são muito caras, pois liberam muito calor e consomem alta potência de energia elétrica.

Estas lâmpadas utilizam um filamento metálico, geralmente o tungstênio, dentro de um bulbo à vácuo ou com gás nitrogênio. Assim, a emissão de luz ocorre quando a corrente elétrica passa por este filamento.

O problema é que a vida útil das lâmpadas incandescentes é muito baixa, pois o filamento se rompe muito rápido. Já as luminárias LED são mais duráveis e, por isso, sua reposição é menor em relação às lâmpadas tradicionais.

Confira, a seguir, a vida útil média de cada modelo:

·         lâmpadas incandescentes — 750 a 1.000 horas

·         fluorescentes — 6.000 a 24.000 horas

·         vapor de mercúrio — 9.000 a 15.000 horas

·         vapor de sódio — 18.000 a 32.000 horas

·         vapor metálico — 8.000 a 12.000 horas

·         LED — 25.000 a 100.000 horas

Percebeu a vantagem do LED na iluminação pública? Com menos troca de lâmpada haverá menos falhas nos pontos.

Lâmpada de vapor de mercúrio em alta pressão: poluente ambiental

Este tipo de lâmpada foi um dos modelos mais utilizados na iluminação pública até a década de 2010. As lâmpadas de vapor de mercúrio funcionam a partir da vaporização do mercúrio e também da ionização de gases dentro do bulbo da lâmpada. É desta forma que uma luz de cor quente, como um amarelo avermelhado, é produzida.

Diferentemente das lâmpadas de LED, o mercúrio das lâmpadas de vapor são poluentes e seu descarte deve ser feito de forma adequada. Já as luminárias e os refletores LED contribuem com a redução da exploração de recursos naturais e de produção de resíduos sólidos. Os materiais utilizados são recicláveis e atóxicos para os organismos vivos.

Com isso, conseguimos reduzir o impacto ambiental e o volume de lixo produzido pela iluminação pública.

Lâmpada a vapor de sódio em alta pressão: tom excessivamente amarelado

O funcionamento das lâmpadas de sódio é muito semelhante ao processo das lâmpadas de mercúrio. A diferença, neste caso, é a substituição do metal pelo sódio.

A desvantagem é a insatisfação dos usuários com o baixo índice de reprodução de cor e o tom amarelado dos feixes de luz. Ao contrário das vantagens do LED na iluminação pública, ela não apresenta a nitidez necessária para que as manobras de veículos nas ruas, por exemplo, sejam feitas com segurança.

Entre as opções para a iluminação pública, a tecnologia LED é a que apresenta melhores nitidez e contraste. Outra vantagem das luminárias LED é que elas são capazes de gerar alta luminância, com uma pequena quantidade de semicondutor. Além disso, não há necessidade de gases no bulbo da lâmpada e, por isso, as peças podem ser muito menores.

Lâmpada fluorescente de indução magnética: alto custo

A partir de vapores de mercúrio, a produção de luz neste caso ocorre pela estimulação com a força magnética. Assim, a corrente elétrica passa por um fio condutor, gerando um campo magnético circular dentro do bulbo da lâmpada.

Como é muito cara, o uso das lâmpadas fluorescentes em larga escala não é indicado.

A utilização do LED na iluminação pública representa redução do consumo, de duas a oito vezes, dependendo do modelo utilizado anteriormente.

Acreditando nas vantagens da tecnologia LED, há quase dois anos, nós da IP Minas estamos atuando na modernização e manutenção do parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves. Desta forma, seguimos empenhados para impulsionar o sistema de iluminação pública da cidade, levando mais qualidade de vida e segurança aos moradores durante a noite.

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio