Certificação do Inmetro é obrigatória para lâmpadas LED

Certificação do Inmetro é obrigatória para lâmpadas LED
30.06.22

Certificação do Inmetro é obrigatória para lâmpadas LED

Veja a importância de utilizar lâmpadas LED devidamente certificadas pelo órgão

A certificação do Inmetro em produtos, segundo o próprio órgão, é a maneira mais eficaz de se atestar que ele foi fabricado atendendo aos requisitos da Norma Técnica do Inmetro. Mas que normas são essas? E o que é o Inmetro? Nós te explicamos ao longo deste post.

O que é o Inmetro?

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tem o papel de fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade através da implantação de mecanismos que visam a melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Após a definição de quais produtos devem ser regulamentados, atendendo a critérios técnicos, o Inmetro estabelece um programa de avaliação da conformidade para cada um desses produtos, alinhados às políticas do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro) e às práticas realizadas internacionalmente.

Com isso, o Instituto promove a competitividade justa entre empresas, a proteção à saúde e a segurança do cidadão e ao meio ambiente. Esses programas também são voltados para a certificação de profissionais e de serviços.

A certificação do Inmetro: o selo

Como observamos acima, é obrigatório que todos os produtos comercializados no país estejam de acordo com o regulamento do Instituto e possuam o selo do Inmetro, também chamado de selo de identificação da conformidade.

Portanto, fique sempre atento na hora de comprar produtos de origem nacional para verificar se eles acompanham o selo para não correr riscos desnecessários para a sua segurança e a sua saúde.

A importância da certificação nas lâmpadas LED

As lâmpadas LED vêm se popularizando cada vez mais. As vantagens são muito significativas. Elas são mais econômicas, não emitem calor, são duráveis e contribuem com o consumo sustentável de energia.

Mas, você sabia que elas precisam da certificação do Inmetro para garantir o funcionamento adequado?

Verdade! O certificado do Inmetro é obrigatório para lâmpadas LED, já que este é o órgão responsável pela realização de testes seguros sobre o desempenho e aproveitamento energético de produtos eletrônicos. Através da certificação, o consumidor tem a garantia de que as informações na embalagem condizem com o funcionamento daquele determinado produto.

O Inmetro coordena o Programa Nacional de Etiquetagem (PNE) que, através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), regulariza e realiza testes sobre a eficiência de consumo do produto, além de obter dados precisos sobre seu funcionamento.

O Instituto se responsabiliza pela realização de testes seguros sobre o funcionamento da lâmpada e pela divulgação das informações contidas na embalagem. Além de ser o único método de garantir que os atributos da lâmpada realmente funcionam de maneira correta, a certificação do Inmetro disponibiliza na embalagem do produto a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). Nesse caso, além de exibir o selo Procel, também gerado pelo órgão, identifica detalhes como a potência em Watts, a eficiência e o fluxo luminoso.

A etiqueta de lâmpadas é exclusiva e diferente das que estão presentes em eletrodomésticos e em outros tipos de lâmpadas. Para serem certificadas, as lâmpadas LED precisam atender a uma nota mínima de eficiência, no entanto, elas podem apresentar um nível de eficiência que ultrapassa o estabelecido no regulamento, o que aumenta o leque de opções para o consumidor na hora da compra.

Depois de um tempo a etiqueta não será apenas informativa, mas também irá classificar as lâmpadas de acordo com o grau de eficiência de cada modelo ou tipo de lâmpada.

E, por que devo me preocupar com a certificação do Inmetro nas lâmpadas?

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) tem a preocupação com a eficiência energética dos produtos, levando em conta a economia e utilização da energia renovável, além da diminuição das ações do efeito estufa.

O LED por si só já apresenta vantagens como baixo consumo de energia, longa vida útil e menor impacto ao meio ambiente. No processo de certificação elas devem atender a requisitos considerados básicos focados em bom desempenho energético, segurança elétrica e compatibilidade.

As lâmpadas ganham muito mais qualidade com a obrigatoriedade do certificado, já que este assegura o funcionamento de suas principais características, descartando do mercado produtos que não apresentam um bom desempenho.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, nós já apresentamos neste blog um conteúdo bem interessante sobre as informações contidas nas embalagens das lâmpadas LED. Acesse já o postblog “Entenda as informações na embalagem de lâmpadas LED”.

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio