Conheça as diferenças entre as lâmpadas LED, fluorescente e incandescente

25.06.21

Conheça as diferenças entre as lâmpadas LED, fluorescente e incandescente

Entre os tipos de lâmpada, a tecnologia LED apresenta duração superior e exige menos manutenção.

Na hora de escolher um tipo de lâmpada, você sabe qual é a diferença entre os modelos disponíveis no mercado atualmente? As modernas lâmpadas LED são o modelo perfeito para quem procura reduzir a conta de luz. Por serem eletrônicas, elas permitem mais geração de luz e menos emissão de calor. 

E a lista de vantagens da tecnologia LED é extensa: maior durabilidade e eficácia energética; baixo custo de manutenção; não emite raios IV e UV; não atrai insetos; acendimento imediato; apresenta flexibilidade de usos, formas, tamanhos e design; são sustentáveis e 100% recicláveis.

As antigas lâmpadas incandescentes, por outro lado, que já foram muito utilizadas no passado, estão sendo descartadas, pois desperdiçam muita energia. Afinal, apenas 5% da energia consumida pela lâmpada incandescente vira luz. Isso acontece porque os outros 95% de energia acabam se perdendo em calor. 

Diferentemente da tecnologia LED, que não apresenta componentes tóxicos, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, que podem poluir a atmosfera e ainda contaminar o solo. 

Ou seja, as lâmpadas fluorescentes são prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde da população, caso sejam descartadas de forma incorreta.  

A seguir, vamos entender sobre o funcionamento destes três tipos de lâmpadas.

Tecnologia LED: sustentáveis e modernas

Uma das principais vantagens da tecnologia LED é a durabilidade das lâmpadas, que ficam acesas até 25 vezes mais em relação às outras lâmpadas. 

Enquanto as lâmpadas incandescentes e fluorescentes têm uma durabilidade curta, o LED conta com a maior vida útil de todas as lâmpadas. 

Para clarear 25 mil horas, por exemplo, precisamos de apenas uma lâmpada LED, contra três lâmpadas fluorescentes e 25 lâmpadas incandescentes. É isso mesmo, a diferença de durabilidade é muito grande.

Isso acontece porque as lâmpadas fluorescentes duram apenas 8 mil horas, em média. As lâmpadas incandescentes, por sua vez, são as menos duráveis, com uma vida útil de apenas mil horas. 

Na tecnologia LED, o material condutor é, em geral, de arseneto de alumínio e gálio. Isso permite que a luz seja gerada pela passagem de elétrons de um nível para outro. Como não utiliza gases tóxicos, esse tipo de lâmpada não é prejudicial ao meio ambiente.

Lâmpada incandescente: desperdício de energia

As lâmpadas incandescentes possuem um pequeno filamento de tungstênio em seu interior. Assim, quando uma corrente elétrica passa por ali, os átomos que o compõem são aquecidos e geram a luminosidade. 

Um dos problemas desta lâmpada, em relação à tecnologia LED, é que durante esse processo grande parte da energia elétrica é transformada em calor. Por isso, quando estão acesas, é possível notar uma elevação da temperatura nas proximidades destas lâmpadas.

Lâmpada fluorescente: metais tóxicos

As lâmpadas fluorescentes contam com um tubo que possui um par de eletrodos nos seus extremos: um gás de baixa pressão e mercúrio. 

Assim, quando uma corrente elétrica passa pela lâmpada, como o gás que é de baixa pressão, ocorre a condução da eletricidade. Ou seja, as moléculas de mercúrio chocam-se com os elétrons provenientes dos eletrodos, produzindo a ionização das moléculas. 

Mas somente após este processo, quando os gases retornam ao seu estado fundamental de energia, são emitidos fótons com a frequência da luz visível.

Ao contrário das lâmpadas LED, que são 100% recicláveis, as lâmpadas fluorescentes devem ser descartadas de forma correta, pois contêm mercúrio, um elemento tóxico para os animais e o ser humano.

Além disso, para atingirem o máximo de luminosidade, as fluorescentes pedem entre um e dois minutos. Outra desvantagem destas lâmpadas é acender e apagar seguidamente, pois a durabilidade é baixa.

Importância do LED na iluminação pública

A economia é um dos motivos dos municípios aderirem à modernização da iluminação pública. Em Ribeirão das Neves, nós, do Consórcio IP Minas, apostamos na tecnologia LED. 

Desde 2019, estamos modernizando as ruas da cidade e substituindo as antigas lâmpadas poluentes. As lâmpadas LED, diferentemente das lâmpadas tradicionais, suportam melhor as condições bruscas de tempo e temperatura. 

São mais resistentes a choques, vibrações e impactos externos, por exemplo. Como elas apresentam menos falhas, também exigem baixa manutenção e trocas. 

Nosso programa Ilumina Neves, além de gerar mais segurança, economia e beleza para a cidade mineira, está fazendo também a reciclagem das antigas luminárias de alumínio. 

Assim, desde o início do projeto, desenvolvemos soluções ambientais e socialmente sustentáveis neste processo de modernização da iluminação pública do município.

Ou seja, estamos substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio pelas lâmpadas LED e doando o alumínio em prol de famílias de baixa renda.

Desta forma, em parceria com a Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coomarin), estamos beneficiando famílias que têm na reciclagem sua única fonte de renda.

Estamos felizes em participar do processo de modernização do parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves e contribuir para o desenvolvimento da cidade mineira.

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio