Para a conta de luz não pesar no bolso no fim do mês, a economia de energia elétrica depende do consumo sustentável e consciente
Você sabia que um dos grandes vilões de uma conta de energia elétrica alta pode estar na fiação defeituosa da casa?
Muitas dicas podem ajudar a reduzir e contribuir com a economia da energia, mas problemas com interruptores, mal contato em tomadas e lâmpadas ou situações como aparelhos que desligam sozinhos, são sinais de alerta e podem aumentar o valor da conta de luz.
Por isso, para evitar o consumo de carga, constantemente, e de forma desnecessária, chame um profissional para revisar a rede elétrica da casa e identificar se há algum problema.
Economizar energia elétrica, além de reduzir os gastos mensais, é uma maneira importante de contribuir com o planeta, reduzindo o uso de recursos naturais.
A seguir, vamos conhecer os equipamentos que consomem energia para gerar calor e, consequentemente, aumentam os gastos e a conta de luz no fim do mês.
Você saberia dizer quais são os equipamentos que mais consomem energia?
Se a ideia é economizar e reduzir a conta de luz, uma dica importante é conhecer os equipamentos da sua casa que mais consomem energia elétrica.
Além disso, eletrodomésticos mais antigos, em geral, são menos eficientes. Assim, se for possível, substitua os aparelhos por equipamentos mais novos. Você também pode pesquisar modelos e potências mais eficientes.
Assim, se você souber identificar os equipamentos que mais gastam, é possível economizar e reduzir a conta de luz.
A seguir, confira a lista com os cinco equipamentos vilões da conta de luz:
Então, quais alternativas para lidar bem com o aumento da conta de luz e como economizar energia elétrica? Confira abaixo seis dicas práticas para a economia da energia elétrica. Acompanhe!
Uma dica importante para economizar energia elétrica é utilizar ao máximo a luz natural. Assim, durante o dia, abra as cortinas e deixe o sol entrar. Trocar a luz artificial pela luz natural é um ótimo caminho para a economia de energia.
Por isso, evite acender luzes em ambientes que são, naturalmente, iluminados. Você também pode dar preferência a lugares com janelas amplas e paredes claras.
Outro cuidado é evitar o bloqueio da luz natural com móveis, como roupeiros e estantes. Você ainda pode optar por pinturas em paredes com cores claras e apostar em espelhos, que refletem a luz, dão uma sensação de amplitude e ajudam na iluminação dos cômodos da casa.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, aparelhos que ficam em stand-by correspondem a 12% do consumo total da casa. Por isso, desligar os aparelhos elétricos da tomada, quando não estão em uso, é importante para a economia de luz.
Outra dica importante é não deixar o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, esse é um passo para ajudar na redução do consumo de energia elétrica.
A moderna tecnologia LED pode reduzir o consumo de energia elétrica. Em comparação às lâmpadas incandescentes, pode trazer uma economia de até 80%. Além disso, a economia chega a 30% em comparação às fluorescentes.
Por isso, é importante trocar as lâmpadas convencionais da sua casa por lâmpadas de LED.
Em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, desde 2019, a concessionária IP Minas é responsável pela substituição das antigas lâmpadas de sódio pela moderna tecnologia LED, presente, cada vez mais, em ruas, rodovias, praças, entre outros espaços públicos das cidades brasileiras.
Outro equipamento doméstico inimigo da conta de energia elétrica, o ferro pode corresponder a 7% do consumo total da conta de luz nas casas que o utiliza com frequência. Uma dica é evitar o uso diário. Para isso, você deve organizar o máximo de roupas possível antes de passá-las todas de uma vez.
No caso da máquina de lavar roupa, é importante otimizar seu uso. Por isso, não se esqueça, antes de ligar organize uma boa quantidade de roupa e evite usar a máquina diversas vezes na semana. Você deve optar pela água fria, ao invés, da água quente, e utilizar a opção duplo enxágue.
Como já vimos, o chuveiro elétrico está entre os equipamentos domésticos que mais consomem energia elétrica dentro de uma casa. Se a sua família, por exemplo, toma quatro banhos diários, de 15 minutos cada, é possível que o gasto ultrapasse os R$ 100 mensais.
Outras dicas importantes:
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio