Desde dezembro de 2019 toda gestão da Iluminação Pública de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, tem sido feita pela Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura Municipal e o Consórcio IP Minas, composto pela empresa catarinense Quantum Engenharia e pela FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano. O Consórcio, que tem o compromisso de manter uma gestão eficiente e moderna por 30 anos, já alcançou a marca de 99,5% de pontos modernizados.
O IP Minas assumiu a modernização da Iluminação Pública de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
A modernização que está sendo implementada deverá trazer inúmeros benefícios, como economia e mais segurança para a população, além de contribuir com a beleza da cidade.
1. Modernização das luminárias convencionais para LED;
2. Implantação de sistema inteligente de telegestão;
3. Criação de um Centro de Controle Operacional (CCO);
4. Iluminação de destaque em monumentos históricos do município;
5. Expansão do sistema de iluminação atual;
6. Operação e manutenção durante 30 anos.
Mais do serviço de Iluminação Pública em Ribeirão das Neves
A PPP prevê a prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade. Essa eficientização energética do sistema público de iluminação evita o desperdício de energia, resultando em redução dos custos do município com energia elétrica. Isso acontece porque, entre os benefícios da tecnologia LED, está o consumo 50% menor do que as lâmpadas tradicionais. Ainda amplia a segurança para moradores, pedestres e motoristas, devido à emissão de luz branca, que permite uma percepção mais fiel das cores e contornos.
Em alguns pontos específicos da cidade, como no Parque Ecológico, a iluminação necessitou de melhorias e/ou acréscimo de estruturação, de forma a adequar a iluminação por consequência da importância do local, no quesito social, cultural e histórico do município. Dentre as áreas já modernizadas, destaque para a Praça do Lula, em Sevilha B; a Praça Escola Municipal Manoel Paula Araújo, em Rosana, e a Praça Escola Estadual Antônio R. da Fonseca Savassi, todas já concluídas.
Outra preocupação por parte do IP Minas é contribuir com a economia local. Tal ação é realizada a partir da doação do alumínio presente nas luminárias que foram retiradas.
De acordo com o relatório mensal do Consórcio, de 16/12/2022 a 15/01/2023 foram destinadas de forma apropriada 483 lâmpadas, 1080 relês, 937 reatores, 1184 luminárias (2508,99 kg) e 64 braços (160 kg).
“Poderíamos trazer mão de obra já treinada, mas entendemos que se ficarmos aqui durante 30 anos, pelo menos, devemos fazer parte da sociedade local, entender as suas necessidades e desejos. Ao formar e absorver a mão de obra local, criamos uma comunidade que entende e ajuda a cuidar de tudo que está sendo feito. Ribeirão das Neves é uma cidade estigmatizada por vários fatores, mas, por menor que seja, queremos dar nossa contribuição para mudar isso”, completa Julio Neves, gerente da IP Minas.
Dessa forma, regularmente, o Consórcio IP Minas divulga dados atualizados com os números que correspondem a substituição de luminárias. Portanto, acompanhe nosso blog e redes sociais, e fique por dentro de todas as novidades.
A Iluminação Pública Urbana é um importante fator para que os espaços como ruas, praças e calçadões de uma cidade sejam ocupados efetivamente, pois permite que os munícipes façam uso desses espaços a qualquer hora, inclusive à noite.
Esse serviço é de responsabilidade das prefeituras municipais, no entanto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite e regulamenta a terceirização do serviço.
A terceirização da Iluminação Pública traz muitos benefícios aos cofres públicos e à população, entre eles, a diminuição das contas públicas com gastos com energia elétrica e o ganho na qualidade dos atendimentos.
Esses benefícios são possíveis em função da arrecadação da Cosip (Contribuição de Custeio de Serviço de Iluminação Pública), uma tarifa embutida na conta de luz de cada unidade consumidora. A cobrança da Cosip é obrigatória, e o valor arrecadado deve ser totalmente revertido para a modernização e a manutenção da iluminação pública. Assim, é possível conquistar melhor custo/benefício e oferecer mais segurança aos munícipes.
As cidades que adotam modelo de terceirização da gestão da iluminação pública geralmente apresentam um consumo de energia elétrica reduzido em relação às que realizam a própria gestão. Também há uma melhoria da percepção visual em ruas e avenidas, a valorização do espaço público, e há a diminuição das ocorrências de manutenção corretiva, além da segurança, pois ruas e praças mais iluminadas permitem que a população ocupe os espaços para atividades de lazer, por exemplo, também durante a noite. Tudo isso é reflexo da qualidade dos serviços prestados.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio