IP Minas é modelo para outras administrações com trabalho de modernização do parque de iluminação pública em Ribeirão das Neves.
Em Ribeirão das Neves, o trabalho de modernização do parque de iluminação, desenvolvido pela concessionária IP Minas, prevê a substituição de todas as antigas lâmpadas da cidade pela tecnologia LED.
A cidade é pioneira na região metropolitana de Belo Horizonte no processo de modernização das ruas, estradas e espaços públicos, como praças e campos de futebol. Atualmente, é modelo de sucesso para outras administrações.
O trabalho é desenvolvido desde dezembro de 2019. É uma Parceria Pública Privada (PPP), entre a prefeitura da cidade mineira e o consórcio IP Minas.
Para conhecer o funcionamento deste trabalho, com a implantação da moderna tecnologia LED, gestores públicos têm visitado as instalações da empresa.
Em novembro, foi a vez dos representantes da cidade mineira de Contagem visitarem as instalações da concessionária IP Minas.
O objetivo do encontro era conhecer melhor os benefícios da adesão à tecnologia LED, que conta com sistema de telegestão.
Entre as vantagens do telemonitoramento, os gestores públicos puderam conferir, em tempo real, o acompanhamento da potência dos pontos de iluminação. Tudo isso, no Centro de Controle Operacional (CCO), criado pela IP Minas.
O Centro de Controle Operacional é responsável, por exemplo, por emitir um alerta, caso um dos pontos de iluminação pública da cidade apresente um valor inferior ao estabelecido como adequado.
O software de telegestão possibilita a implantação da Internet das coisas (IoT) na iluminação pública. Assim, permite o controle de parques de iluminação de forma remota e em tempo real.
Entre os principais benefícios da telegestão estão: garantir maior eficiência energética, economia aos cofres públicos e diminuir o índice de falhas, como lâmpadas queimadas – o que proporciona maior conforto e segurança aos moradores.
Formada pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, a concessionária IP Minas tem contrato com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na modalidade Parceria Público Privada (PPP), desde dezembro de 2019.
O contrato é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade.
O município faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e a distância entre as duas cidades é de pouco mais de 20 km.
Receber representantes de outros municípios, sejam mineiros ou de outros Estados, virou rotina para os gestores da prefeitura de Ribeirão das Neves e administradores da IP Minas.
Interessados no modelo de gestão da iluminação pública desenvolvido na cidade, no início do segundo semestre foi a vez dos administradores de Santana de Pirapama e Pato de Minas, ambos em Minas Gerais, visitarem Ribeirão das Neves.
No encontro, foram apresentadas as instalações da empresa e o projeto de sucesso, uma parceria entre a concessionária IP Minas e a prefeitura de Ribeirão das Neves.
Com isso, a prefeitura de Ribeirão das Neves é pioneira na região metropolitana de Belo Horizonte ao investir no modelo que hoje está em expansão em todo o país.
Ou seja, a contratação dos serviços, que envolve a parceria público-privada (PPP).
De acordo com a segunda edição do Panorama Setorial da Iluminação Pública Privada, divulgada pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP), o mercado brasileiro tem contratado, para os próximos anos, investimentos de até R$ 18 bilhões. Isso tudo por meio de concessões e parcerias público-privadas.
Por isso, para as administrações municipais, estabelecer parcerias público-privadas são importantes.
Isso significa que, além da capacidade de modernizar o sistema com tecnologia de ponta, é possível reduzir o consumo de energia e ainda gerar uma economia de energia superior a 50%
E o melhor, isso tudo, sem onerar o orçamento municipal. Esse é o grande diferencial do trabalho desenvolvido pela IP Minas: fazer mais, em menos tempo!
Desta forma, a modernização da iluminação pública não compromete recursos importantes de outras áreas prioritárias para a população.
Menos gastos e mais durabilidade das lâmpadas. Assim, como Ribeirão das Neves, muitos municípios já descobriram os diferentes benefícios de adesão à tecnologia LED.
Além de maior luminosidade, as luminárias de LED levam mais segurança à população. As vias ficam mais seguras para motoristas e pedestres. Os parques e praças se tornam mais atrativos para o lazer das famílias.
Assim, a cidade ganha muito mais qualidade de vida. Sem contar o impacto mínimo sobre o meio ambiente, principalmente, em comparação com as antigas lâmpadas de sódio e mercúrio.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio