Profissionais analisam a eficiência de uma lâmpada ou luminária em LED pela relação de Lúmens por Watts
Inúmeras dúvidas sobre iluminação LED aparecem no dia-a-dia principalmente a respeito de Lúmens e Watts. É melhor? Mais econômica? Ilumina mais? Esses e outros questionamentos já respondemos em diversas publicações aqui no blog. Mas, hoje trouxemos um assunto novo, que é a diferença entre Lúmens e Watss. Você sabe o que esses nomes significam?
Muitas pessoas acabam se confundindo na hora de comprar uma lâmpada LED e se frustram com o resultado indesejado. Saber o significado desses termos é muito importante no momento da escolha da luminária LED, uma vez que por meio dessas medidas é possível definir, por exemplo, a intensidade de luz que a luminária irá gerar. Mas, vamos começar do início e descobrir o que são essas medidas. Veja só!
O Lúmen, também conhecido pela sigla LM, é a medida utilizada para informar a intensidade de luz gerada por uma lâmpada. Ou seja, nos diz o quanto uma determinada lâmpada é capaz de iluminar.
Por isso, quanto maior for a taxa de Lúmens de uma lâmpada, maior será a intensidade de luz que a mesma terá quando for acionada. Através da taxa de Lúmen é possível saber qual a luminária ideal para manter um ambiente com iluminação adequada e confortável.
O Watt, também conhecido através da sigla W, diferente do que muitas pessoas pensam, não mede a intensidade da luz emitida pela lâmpada, mas sim a potência de consumo que uma luminária gera para fornecer a luz, ou seja a energia que será gasta quando a mesma estiver ligada.
Cada tipo de lâmpada gasta uma quantidade diferente de Watt, quanto maior for a quantidade de Watt em uma lâmpada, maior será o consumo no final do mês.
Por essa razão existem muitas lâmpadas que produzem a mesma intensidade de luz, mas consomem valores diferentes em energia. Porém, é bom sabermos que uma alta ou baixa potência não influencia na eficiência da luminária, para isso é importante considerar também a luminosidade, que é o quanto de luz que a luminária emite.
A partir da relação de Lúmens e Watts é possível estabelecer qual o ganho luminoso de um determinado modelo de luminária.
Tal característica é descrita através da unidade “lm/W”, que nos mostra quantos Lúmens são produzidos a cada Watt de energia consumido, sendo que, quanto maior for o seu valor, mais vantajosa é a luminária. Todas as informações sobre Lúmens e Watts estão disponíveis na embalagem do produto.
Todo ambiente possui uma função diferente, seja no trabalho ou em casa. Por exemplo: na sala de estar e quartos, é recomendado baixar a intensidade da iluminação para oferecer a sensação de relaxamento e conforto visual. Em locais que requerem mais concentração, como no caso de escritórios e espaços de estudos, é indicado uma quantidade de luz maior.
No Brasil, a Norma Brasileira 5413 (NBR-5413) da ABNT nos traz uma tabela de referência completa detalhada por cômodo, tanto para ambientes comerciais, quanto residenciais. O consumidor precisa apenas verificar os valores e procurar por lúmens ou lux similares na hora de comprar as peças de iluminação.
Porém, se mesmo assim você não tem clareza sobre o quanto desejar iluminar um ambiente, uma excelente alternativa é apostar em lâmpadas inteligentes de LED que estão disponíveis no mercado. Além do baixíssimo consumo de energia, elas podem ser personalizadas de acordo com a preferência, a qualquer momento. Por meio de um smartphone é possível escolher as cores e intensidade de luz, além de acionar remotamente ou programar o acendimento/desligamento, evitando o desperdício de energia.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio