Além de gerar mais economia, a modernização da iluminação pública com o uso da tecnologia LED garante ruas e avenidas sempre iluminadas.
Na iluminação pública, não há mais dúvidas. Quando o assunto é eficiência energética, a principal solução é a substituição das antigas lâmpadas de vapor metálico pela moderna tecnologia LED.
Afinal, a economia de energia elétrica nas cidades, com a utilização do LED, pode chegar a 70%.
Atualmente, no Brasil, é crescente este movimento de modernização dos parques de iluminação pública. Isso acontece porque, além de mais eficiente, o LED não é poluente, como as lâmpadas de vapor metálico.
Outra vantagem é a redução de postes apagados, uma vez que o LED apresenta menos falhas.
Em Ribeirão das Neves, por exemplo, o processo de modernização de todo o parque de iluminação pública da cidade começou em 2019. Desde então, a mudança no sistema vem apresentando resultados importantes para a economia da cidade e qualidade de vida de seus moradores.
Na cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a concessionária IP Minas, responsável pela gestão do sistema de iluminação pública, conseguiu reduzir em cinco vezes o índice de falhas na iluminação.
Em julho do ano passado, poucos meses após o início das operações na cidade mineira, cerca de 5,5% do parque de iluminação pública apresentava falhas. Este ano, no mesmo período, este percentual caiu para 1,1%.
Isso significa que a concessionária IP Minas, constituída pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort, conseguiu alcançar índices menores do que os previstos, em geral, nos contratos dos sistemas de iluminação pública no país.
Com a moderna tecnologia LED, a iluminação pública pode ser controlada por meio de sistemas de conectividade e gestão.
Ou seja, é possível controlar em tempo real todo o parque de iluminação pública e gerar economia no consumo de energia das cidades, como já acontece em Ribeirão das Neves.
Um dos fatores para a redução do índice de lâmpadas apagadas em Ribeirão das Neves é justamente a substituição de quase 100%, dos mais de 26 mil pontos luminosos identificados no parque de iluminação pública da cidade.
Mas, além das trocas das antigas lâmpadas de vapor de sódio, pela moderna tecnologia LED, que são mais duráveis, outra medida influenciou o baixo percentual de falhas no sistema. O motivo deste sucesso está no planejamento eficiente desenvolvido pela concessionária IP Minas. Atualmente, todas as ocorrências de falhas são atendidas dentro do prazo.
Mais do que modernizar, Ribeirão das Neves conta hoje com um sistema responsável pelo aprimoramento dos mecanismos de controle, monitoramento e manutenção do parque de iluminação pública.
Se por um lado, as lâmpadas de LED são muito mais duráveis do que as tradicionais, é importante destacar que um parque de iluminação com poucas falhas requer também um plano de rondas permanentes, capaz de antecipar a manutenção de equipamentos antes mesmo da geração de chamados.
Assim, o uso de tecnologia inteligente para monitoramento remoto também faz parte do sucesso em Ribeirão das Neves.
Além do uso de tecnologia de telemonitoramento e cronograma de rondas frequentes, a concessionária mantém canais eficientes de interação com a população, como call center, telefone, aplicativo para smartphone e site.
Vamos conhecer, a seguir, três vantagens da modernização do parque de iluminação pública nas cidades.
Já está comprovado que a tecnologia LED apresenta menos falhas e conta com uma duração quatro vezes maior em relação às lâmpadas convencionais. Assim, as lâmpadas de LED, por serem mais duráveis, contribuem com a economia, pois não exigem trocas com frequência.
Uma lâmpada de LED, por exemplo, dura 50 vezes mais do que uma incandescente e cinco vezes mais do que uma fluorescente
A tecnologia LED tem vida útil longa, com duração de até 90 mil horas. Isso significa uma economia de energia elétrica que pode chegar a 70%.
A iluminação pública é responsável também pelo bem estar da população, pois melhora a qualidade de vida de todos.
Uma pesquisa realizada pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, nos Estados Unidos, em parceria com a polícia metropolitana de Nova York, comprovou a influência da iluminação pública na redução da criminalidade.
Ao total, 40 ruas da cidade, conhecidas pelos altos índices de violência, foram sorteadas, entre as 80 ruas com registros de criminalidade. Estas ruas receberam mais de 300 torres de luz, que foram distribuídas de acordo com o tamanho da área que deveria ser iluminada.
Depois de seis meses, o estudo comprovou uma redução de 36% nos crimes ocorridos durante a noite nessas 40 ruas.
De acordo com o Banco Mundial, se as antigas lâmpadas de espaços públicos, no Brasil, fossem substituídas pela tecnologia LED, haveria uma movimentação no valor de R$ 27,8 bilhões.
Isso significa que, além de todos os benefícios elencados, a modernização do parque de iluminação pública é capaz de movimentar muito a economia.
Em 2018, outro estudo apontou uma movimentação de U$ 837 milhões no mercado global do segmento LED. E esses números devem crescer ainda mais.
A estimativa, de acordo com a empresa Navigant Research Leaderboard: Smart Street Lightning, é uma receita anual de U$ 8,3 bilhões até 2027. Ou seja, isso representa uma taxa de crescimento de 28.9% por ano.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio