Segurança do trabalho: NR10 é fundamental aos colaboradores

SEGURANÇA NO TRABALHO
30.09.22

Segurança do trabalho: NR10 é fundamental aos colaboradores

NR 10: segurança do trabalho é fundamental aos colaboradores. Entre os direitos dos trabalhadores presentes na NR 10 está o da recusa.

Sob a ótica da segurança do trabalho, as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Previdência Social exigem o cumprimento de uma série de procedimentos para trabalho em altura, em área de risco envolvendo energia elétrica, trabalho com materiais de alta periculosidade e muitos outros que possam apresentar riscos ao trabalhador.

Segurança do trabalho nada mais é do que o conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas para melhorar e garantir a segurança dos ambientes e campos de trabalho. Por meio de estudos e técnicas específicas, ela analisa a possível causa de um acidente e de doenças ocupacionais com o objetivo de prevenir novos incidentes que podem afetar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores de uma empresa.

É importante que todo empreendimento tenha uma equipe com profissionais de nível técnico, superior, médicos e enfermeiros do trabalho. O dimensionamento da equipe varia de acordo com o número de empregados e o grau de risco da empresa.

A importância da NR 10 na iluminação pública

Existem diversas NRs e cada uma delas se refere a determinados setores e situações de trabalho que devem ser levados em conta na hora de criar uma política para o cuidado dos colaboradores.

Entre as NRs, está a NR 10, a Norma Regulamentadora que se refere à segurança de trabalho para os colaboradores que atuam em instalações e serviços de eletricidade. Afinal, diante das particularidades e riscos específicos que esse tipo de trabalho oferece, é necessário contar com uma norma também específica para que a segurança desses profissionais seja garantida.

Entre os direitos dos trabalhadores presentes na NR 10 está o da recusa. Ou seja, os funcionários poderão interromper suas tarefas sempre que constatarem algum tipo de risco grave ou iminente a segurança do trabalhador e saúde ou a de outras pessoas. Logo, o fato deverá ser comunicado imediatamente ao superior hierárquico, que tomará as medidas cabíveis. 

Ainda citando alguns pontos da NR 10, vale lembrar que os procedimentos de trabalho devem conter, no mínimo, objetivo, campo de aplicação, base técnica, competências e responsabilidades. Além de disposições gerais, medidas de controle e orientações finais. Tudo isso para zelar pela saúde e segurança dos trabalhadores. 

IP MINAS oferece segurança do trabalho 

Quem trabalha com redes de distribuição de energia elétrica sabe que os cuidados para evitar todo o tipo de acidentes precisam ser redobrados. O Consórcio IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia Ltda e FortNort, também sabe disso. 

E, justamente por este motivo, não mede esforços para preservar a segurança do trabalho de todos os seus colaboradores.

A rotina interna de segurança do trabalho da empresa inclui quatro procedimentos comuns, como forma de prevenir acidentes e incidentes. São eles:

  • A elaboração de relatórios mensais de segurança;
  • A realização do chamado Diálogo Diário de Segurança (DDS);
  • A inspeção regular do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e das demais ferramentas e;
  • A inspeção regular de campo.

A prática dessa rotina de procedimentos se tornou algo tão habitual e natural que já está totalmente incorporada na cultura da empresa. Para garantir que tudo seja cumprido sem qualquer risco aos trabalhadores, a IP Minas se baseia nas normas ditadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cumprindo com todas as exigências legais e regulamentares existentes no país para a segurança do trabalho.

No caso de atividades que envolvem eletricidade e redes energizadas, a ABNT recomenda o uso de dez EPIs específicos para a segurança durante o trabalho função – todos oferecidos pela IP Minas. São eles: capacete de segurança com forro de borracha; óculos de segurança; luvas de segurança revestidas de borracha; protetor respiratório (máscara);calçados de segurança; cintos com talabarte do tipo paraquedista; braçadeira; protetor auricular; vestimentas com acabamento resistente a chamas e protetores faciais.

Mas, a rotina de segurança do trabalho da IP Minas não está restrita só a isso. A empresa ainda promove treinamentos regulares para alertar os colaboradores sobre os possíveis riscos associados ao trabalho e sobre a importância do uso dos EPIs. Além disso, ensina a maneira correta e mais adequada de utilizá-los, garantindo um ambiente seguro e saudável a todos.

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio