Investir em soluções adequadas traz diversos benefícios para a população
A gestão da iluminação pública é fundamental para a manutenção da ordem em uma cidade. Isso porque envolve desde a orientação ao tráfego, áreas de uso comum e de lazer no período noturno, até mesmo a inibição da violência urbana. Este é um trabalho que visa o bem-estar geral de todos os cidadãos que por ali transitam.
Sem uma iluminação pública adequada, transitar livremente por ruas e espaços públicos escuros, durante à noite, pode ser muito arriscado. Com praças bem iluminadas, é possível praticar esportes, se divertir, estudar ou ainda visitar pontos turísticos. Afinal, são muitas as opções que as cidades oferecem. A seguir, vamos conhecer os benefícios de se investir em projetos de iluminação pública modernos e de qualidade.
Com ruas e avenidas mais iluminadas, pedestres e motoristas têm uma visão mais clara do que está ocorrendo ao seu redor. Ou seja, o risco de ocorrerem acidentes de trânsito é menor.
Outra vantagem é a segurança da população. Sem pontos escuros à noite, a probabilidade de assaltos ou outros crimes diminui.
Quando moradores e turistas podem circular sem medo em espaços de lazer e lojas da cidade, no período noturno, o desenvolvimento social e econômico da região é incentivado e cresce.
Postes de luz localizados em pontos turísticos das cidades, como monumentos, fachadas e obras de arte de valor histórico cultural ou ambiental, favorecem os passeios noturnos.
Segundo dados da Eletrobras, a energia no Brasil corresponde ao segundo maior gasto público. Por esse motivo, é essencial para uma iluminação pública de qualidade o investimento na chamada tecnologia LED, que garante segurança, economia e um potente fluxo luminoso. Isso sem falar na luz fria e intensa do diodo emissor, que auxilia na visualização e é excelente em termos decorativos de ruas e avenidas.
Muitas cidades brasileiras, como Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão investindo na iluminação pública de qualidade com as lâmpadas de LED.
Na cidade mineira, o Consórcio IP Minas é responsável pela substituição das antigas lâmpadas de sódio pela moderna tecnologia LED, presente, cada vez mais, em ruas, rodovias, praças, entre outros espaços públicos das cidades brasileiras.
No Brasil, conforme a Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP), existem mais de 16 milhões de pontos de iluminação pública, mas muitos ainda conta com luminárias com lâmpadas de vapor de sódio ou de mercúrio, químicos considerados poluentes.
Já trouxemos inúmeros conteúdos aqui no blog que valorizam e explicam o porquê utilizar o LED na iluminação pública é muito mais vantajoso. Mas, além de investir nessa tecnologia, o que mais é preciso para uma boa iluminação urbana? Primeiramente, um projeto luminotécnico eficiente.
Assim, como os espaços públicos, em geral, são abertos, tudo deve ser feito com planejamento. Ou seja, tanto as ruas, como os monumentos das cidades, precisam de projetos específicos.
As praças, por exemplo, podem contar com pontos de destaque. Neste caso, a iluminação ganha status decorativo e permite, inclusive, criações inéditas e exclusivas.
Nas estradas, por sua vez, o mais importante é manter a sinalização e o conforto dos motoristas em primeiro plano.
Conheça os quatro benefícios da modernização da iluminação pública.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio