O conceito de cidades inteligentes e a utilização da tecnologia LED caminham lado a lado quando o assunto é iluminação pública de qualidade.
Você já parou para pensar na relação que existe entre iluminação pública de qualidade e cidadania?
Sem uma iluminação pública adequada, transitar livremente por ruas e espaços públicos escuros, durante à noite, pode ser muito arriscado.A iluminação pública adequada, além de favorecer a segurança nas cidades, é um incentivo às atividades noturnas e ao bem-estar da população.
Em praças bem iluminadas, é possível praticar esportes, se divertir, estudar ou ainda visitar pontos turísticos, por exemplo. São muitas as opções que as cidades oferecem, quando a iluminação pública é eficiente.
Assim, quando falamos em iluminação pública, estamos falando em segurança e bem-estar da população. A seguir, vamos conhecer os benefícios de se investir em projetos de iluminação pública modernos e de qualidade.
Com ruas e avenidas mais iluminadas, pedestres e motoristas têm uma visão clara do que está ocorrendo ao seu redor. Ou seja, o risco de ocorrerem acidentes de trânsito é menor.
Outra vantagem é a segurança da população. Sem pontos escuros à noite, a probabilidade de assaltos ou outros crimes, por exemplo, diminui.
Quando moradores e turistas podem circular sem medo em espaços de lazer e lojas da cidade, no período noturno, o desenvolvimento social e econômico da região é incentivado e cresce.
Postes de luz localizados em pontos turísticos das cidades, como monumentos, fachadas e obras de arte de valor histórico cultural ou ambiental, favorecem os passeios noturnos.
A modernização dos parques de iluminação pública com a tecnologia LED é um dos fatores mais importantes. Mais econômica e durável, a tecnologia LED garante uma luminosidade perfeita.
Antes da iluminação pública virar uma realidade, eram as tochas de madeira, velas ou lampiões que iluminavam as noites nas cidades.
O primeiro grande passo em busca de uma iluminação pública de qualidade ocorreu no dia 21 de outubro de 1879, quando o inventor Thomas Edison conseguiu acender uma lâmpada, pela primeira vez, por cerca de 45 horas seguidas.
Para comemorar este grande feito, que revolucionou o mundo, no dia 21 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Iluminação. Depois de 142 anos, o conceito de cidades inteligentes caminha lado a lado com a utilização da moderna tecnologia LED.
Muitas cidades brasileiras, como Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão investindo na iluminação pública de qualidade com as lâmpadas de LED.
Na cidade mineira, a concessionária IP Minas é responsável pela substituição das antigas lâmpadas de sódio pela moderna tecnologia LED, presente, cada vez mais, em ruas, rodovias, praças, entre outros espaços públicos das cidades brasileiras.
No Brasil, conforme a Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP), existem cerca de 16 milhões de pontos de iluminação pública, mas a maioria ainda conta com luminárias com lâmpadas de vapor de sódio ou de mercúrio, químicos considerados poluentes.
Você conhece as vantagens da moderna tecnologia das lâmpadas LED na iluminação pública?
As lâmpadas LED têm uma luz branca. Ou seja, este tipo de tecnologia favorece uma visão mais clara e com mais amplitude. Desta forma, proporciona mais segurança nas vias públicas, inibindo ocorrências de criminalidade e acidentes de trânsito.
A tecnologia LED é ótima para destacar e embelezar os espaços públicos. Assim, proporciona mais qualidade de vida para a população. Afinal, com uma iluminação mais eficiente as pessoas se sentem estimuladas a circular pelas cidades à noite.
Outro benefício é a economia para os cofres públicos municipais. As lâmpadas LED consomem cerca de 50% menos energia elétrica do que as lâmpadas tradicionais. Isso tudo sem perder a eficiência.
Por fim, a tecnologia LED é 100% reciclável. Isso significa que elas não poluem o meio ambiente.
Então, além de investir na tecnologia LED, o que é preciso para uma boa iluminação urbana? Primeiramente, um projeto luminotécnico eficiente.
Assim, como os espaços públicos, em geral, são abertos, tudo deve ser feito com planejamento. Ou seja, tanto as ruas, como os monumentos das cidades, precisam de projetos específicos.
As praças, por exemplo, podem contar com pontos de destaque. Neste caso, a iluminação ganha status decorativo e permite, inclusive, criações inéditas e exclusivas.
Nas estradas, por sua vez, o mais importante é manter a sinalização e o conforto dos motoristas em primeiro plano.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio