Modernização dos sistemas de iluminação pública por luminárias LED garantem economia para os bolsos dos cidadãos e cofres públicos
Em linhas gerais, aplicado à iluminação, o conceito de retrofit significa modernizar o sistema existente, com a devida substituição de equipamentos como lâmpadas, reatores e luminárias por outros com tecnologias mais avançadas e eficientes. É recomendado, principalmente, quando a instalação está obsoleta, apresentando desempenho luminotécnico inadequado e consumo de energia excessivo. Mas, vamos entender melhor o que significa e como se aplica na iluminação pública!
Como começamos a abordar, sistemas de iluminação têm tempo de vida útil e podem ficar obsoletos diante das normas vigentes ou da tecnologia atual. É preciso, portanto, saber reconhecer o momento em que um sistema precisa ser descontinuado ou aprimorado. É aí que entra o projeto de retrofit.
Ele apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos e nos países europeus, já que eles foram os primeiros afetados pelo impacto das leis que proíbem a demolição dos acervos arquitetônicos. Sem ter para onde correr, a única opção possível foi restaurar as edificações existentes.
Assim nasceu o retrofit, como uma tendência de valorizar imóveis antigos, seja para adequação das instalações conforme as normas, seja, simplesmente, para modernização. O retrofit se dá por meio da incorporação de novas tecnologias e utilização de materiais avançados.
No Brasil, a modernização e a readequação de construções têm se tornado cada vez mais comuns. Que tal entender melhor todos os benefícios desse processo?
A maioria das vantagens do retrofit englobam motivos como a conservação e a redução de custos com manutenção e economia de eletricidade. Afinal, um bom projeto pode apresentar ganhos significativos no valor que é gasto com energia elétrica.
Sendo assim, podemos elencar os benefícios do retrofit de iluminação da seguinte maneira:
Atentos a esses benefícios, os municípios estão apostando cada vez mais na modernização de seus parques de iluminação pública.
O uso de LED permite à cidade aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em um único projeto. Somente por usar LED no lugar das lâmpadas de descarga, a Prefeitura pode garantir economia em torno de 63% com os gastos de energia elétrica do sistema de iluminação pública, além de manter ruas e praças mais bem iluminadas e seguras. Isso sem contar os benefícios ao meio ambiente, pois as lâmpadas de LED são mais sustentáveis.
O setor de iluminação pública mundial já está em processo de transformação, sendo que o uso do LED e de tecnologias de telegestão estão no topo dessas mudanças.
Em Ribeirão das Neves, desde o início do projeto, o Consórcio IP Minas desenvolve soluções ambientais e socialmente sustentáveis neste processo de modernização da iluminação pública do município. Até o momento, cerca de 70% dos mais de 26 mil pontos de iluminação do parque foram trocados.
Conheça a seguir mais detalhes sobre as vantagens da modernização da iluminação pública e entenda seus benefícios para a população:
A sustentabilidade é um dos princípios que regem a maneira de gestão e modernização do parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves. É por este motivo que a modernização do sistema prevê a troca de todas as lâmpadas tradicionais do parque por luminárias em LED, considerada uma tecnologia limpa.
As lâmpadas de LED não possuem elementos tóxicos. Além disso, são 100% recicláveis. Já as lâmpadas tradicionais possuem vapores metálicos tóxicos em sua composição, como o mercúrio. Isso significa danos à saúde e ao meio ambiente, uma vez que esses elementos químicos, quando utilizados em grande quantidade, podem contaminar solo, água e ar.
Junto com a prefeitura, e em parceria com a Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coumarin), o Consórcio doa alumínio, um dos materiais mais valiosos na reciclagem, em prol de famílias de baixa renda. Além disso, é garantida as formas de manejo, descontaminação e descarte adequado desses materiais. Mensalmente, cerca de 2,5 toneladas de material são encaminhados para reciclagem.
Você sabia que as lâmpadas LED consomem 50% menos energia elétrica do que as lâmpadas tradicionais? E tem mais: elas ainda duram cerca de cinco vezes mais. Ou seja, a eficiência energética das lâmpadas LED é capaz de entregar maior luminosidade com menos custo.
As lâmpadas LED também suportam melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, pois são mais resistentes a choques, vibrações e impactos externos. Ou seja, essa nova tecnologia exige baixa manutenção, isto é, apresenta menos falhas. Portanto, a modernização do parque de iluminação pública é capaz de reduzir os custos municipais relacionados tanto ao consumo de energia quanto com as manutenções emergenciais.
Além de gerar um grande impacto visual nos espaços públicos, com a modernização do parque, há mais segurança para os moradores de Ribeirão das Neves.Isso acontece porque as lâmpadas LED emitem uma luz branca com índice de 70% da percepção das cores. Já nas lâmpadas comuns este índice é de 30%. Desta forma, as lâmpadas LED conseguem ampliar a visibilidade nas ruas, aumentando a sensação de segurança no período noturno.
Quando a sensação de segurança aumenta é possível observar mais movimentação nas ruas à noite. Com isso, as pessoas que querem praticar esportes, por exemplo, se sentem mais motivadas. E os empreendedores também podem apostar no processo de expansão do horário de funcionamento dos seus negócios. A geração de emprego, renda e bem-estar social são outros motivos importantes para entender por que os municípios devem aderir à modernização da iluminação pública.
Semanalmente dividimos um novo conteúdo com você. Se gostou, compartilhe! E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer lhe atender.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio