Os resultados são tão positivos que chamam a atenção de outras administrações públicas.
A manutenção do sistema de iluminação pública fica facilitada pela adoção do telemonitoramento, tecnologia que permite acompanhar em tempo real a ocorrência de lâmpadas acesas, apagadas ou piscando. E esse sistema foi implantado pelo consórcio IP Minas em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Os resultados são tão positivos que chamam a atenção de outras administrações públicas. Um exemplo é a Secretaria-Adjunta de Cidades, integrante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) do Mato Grosso. Em outubro de 2020, representantes da pasta fizeram uma visita às instalações do IP Minas, onde conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO) para gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública e o software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão.
O IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, mantém contrato na modalidade Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura de Ribeirão das Neves desde novembro de 2019. A operação foi iniciada no mês seguinte. A vigência é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade.
A economia gerada no custo de manutenção da iluminação pública permitirá a expansão do parque de Ribeirão das Neves. Ou seja, o recurso que deixa de ser gasto na conta de luz e nas trocas de equipamentos falhos passa a ser empregado na criação de novos pontos de iluminação. Durante o período de concessão, o IP Minas fará inserção anual de até 120 pontos de iluminação pública, conforme a demanda indicada pela Administração Municipal. Dentro deste parâmetro e conforme orientação da Prefeitura, foram feitos 47 pontos de ampliação até outubro de 2020. E já foram feitos estudos luminotécnicos e projetos elétricos para novos pontos, que serão executados até dezembro de 2020.
Ribeirão das Neves entrará 2023 com toda a iluminação pública modernizada com a tecnologia LED. Isso porque o IP Minas segue rigorosamente as determinações do contrato da PPP assinado em dezembro de 2019. E o Plano de Modernização e Operação (PMO) determina que, dentro dos três primeiros anos de contrato (2020, 2021 e 2022), ocorra modernização de toda a iluminação pública da cidade.
Por
Ip Minas
O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.
Desenvolvido por wid.studio