Uso de tecnologia reduz taxa de falha e garante eficiência energética

24.09.20

Uso de tecnologia reduz taxa de falha e garante eficiência energética

Quando o consórcio IP Minas iniciou sua operação em Ribeirão das Neves no mês de dezembro de 2019, a taxa de falha dos pontos existentes era de 15,30% na cidade. Com o processo diário de manutenção, o percentual foi reduzido para 2,33% em setembro de 2020, o que significa uma redução de 85%.

A eficientização energética do sistema público de iluminação é uma importante estratégia para evitar o desperdício de energia, resultando em redução dos custos do Município com energia elétrica. E isso pode ser obtido pela adoção de tecnologia LED, que tem consumo 50% menor do que as lâmpadas tradicionais. Outra tecnologia usada no serviço de iluminação pública é o telemonitoramento, que permite acompanhar em tempo real ocorrências de lâmpadas acesas de dia, apagadas à noite ou piscando. Dessa forma, o processo de manutenção torna-se mais ágil, garantindo maior qualidade de vida e segurança às comunidades.

É isso que está sendo feito no município de Ribeirão das Neves (MG), na Grande Belo Horizonte. A Prefeitura assinou contrato com o consórcio IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, em novembro de 2019. Trata-se de uma Parceria Público-Privada (PPP) com vigência de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade.

E os resultados já são vistos pela cidade. A seguir, confira alguns deles:

Redução de redução de 85% na taxa de falha

Quando o consórcio IP Minas iniciou sua operação em Ribeirão das Neves no mês de dezembro de 2019, a taxa de falha dos pontos existentes era de 15,30% na cidade. Com o processo diário de manutenção, o percentual foi reduzido para 2,33% em setembro de 2020, o que significa uma redução de 85%.

59% dos pontos de luz revisados

Dos 26.695 pontos de iluminação pública existentes em Ribeirão das Neves, 15.854 foram atendidos pelas equipes do consórcio IP Minas entre dezembro de 2019 e setembro de 2020. Isso representa 59% do total.

Atingido 47% da meta do primeiro ano

Em paralelo ao trabalho de manutenção, as equipes do consórcio IP Minas também estão promovendo a modernização do sistema de iluminação pública de Ribeirão das Neves. O resultado já é percebido com a melhora da visibilidade em diversas ruas. Dos 8.800 pontos que devem ser modernizados com lâmpadas LED no primeiro ano do contrato, 4.107 já haviam recebido a tecnologia até setembro de 2020, o que significa 47% do total estipulado.

Redução de 8,9% da carga instalada

A eficientização energética em sistemas de iluminação pública visa eliminar o desperdício de energia e favorecer o Município por meio da substituição das luminárias que reduzam custos com energia elétrica e melhorem a qualidade dos serviços prestados. Por isso, é necessário reduzir o consumo, sendo a meta do IP Minas obter a equivalência de 15% de redução da carga instalada sobre o cadastro inicial do parque de Ribeirão das Neves no primeiro ano. Conforme o inventário inicial, a carga total instalada era de 3.415.854W, já diminuída para 3.129.742W até setembro de 2020, o que corresponde a uma redução de 8,9% sobre a carga média por ponto instalado em referência ao cadastro inicial. Isso resulta em economia na conta de luz do Município.

Atendimento conforme plano de operação

O trabalho das equipes do consórcio IP Minas em Ribeirão das Neves segue um Plano de Modernização e Operação (PMO), para execução da modernização dentro de três áreas da cidade: Centro, Veneza e Justinópolis, além de demandas repassadas pela Prefeitura. Ainda, todo o processo é orientado por normas e padrões técnicos definidos para o setor de iluminação pública no Brasil.

Parque será 100% modernizado

O contrato entre a Prefeitura de Ribeirão das Neves e o consórcio IP Minas é de prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade. Ao final do contrato, conforme determina a legislação federal, todos os ativos retornam à gestão do município. No entanto, com a atuação do IP Minas, estará 100% modernizado e mais eficiente. 

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio